Você sabe o que é a Autorregulação?
É um dos cinco componentes-chave da inteligência emocional.
A autorregulação é a capacidade de controlar o próprio comportamento, emoções e pensamentos na busca de objetivos de longo prazo. Mais especificamente, a autorregulação emocional refere-se à capacidade de gerenciar emoções e impulsos perturbadores – em outras palavras, pensar antes agindo.
A autorregulação também envolve a capacidade de se recuperar da decepção e agir de maneira consistente com seus valores.
Como a autorregulação se desenvolve
Sua capacidade de autorregulação como adulto tem raízes em sua infância. Aprender a se autorregular é uma habilidade importante que as crianças aprendem tanto para a maturidade emocional quanto, posteriormente, para as conexões sociais.
Por que a autorregulação é importante
A autorregulação envolve fazer uma pausa entre um sentimento e uma ação – reservar um tempo para pensar nas coisas, fazer um plano, esperar pacientemente. As crianças geralmente lutam com esses comportamentos, e os adultos também.
É fácil ver como a falta de auto regulação pode causar problemas na vida. Uma criança que grita ou bate em outras crianças por queixa não será popular entre os colegas e pode ser disciplinada na escola.
Um adulto com poucas habilidades de autorregulação pode carecer de autoconfiança e autoestima e ter problemas para lidar com o estresse e a perda. Muitas vezes, isso pode resultar em raiva ou ansiedade. Em casos mais graves, pode até levar ao diagnóstico de uma condição de saúde mental.
Benefícios da Autorregulação
A autorregulação permite que você aja de acordo com seus valores mais profundos ou consciência social e se expresse adequadamente. Se você valoriza o desempenho acadêmico, isso permitirá que você estude em vez de relaxar antes de uma prova. Se você valoriza ajudar os outros, isso permitirá que você ajude um colega de trabalho com um projeto, mesmo se você estiver com um prazo apertado.
Em sua forma mais básica, a autorregulação nos permite ser mais resilientes e nos recuperar do fracasso, ao mesmo tempo em que mantemos a calma sob pressão. Os pesquisadores descobriram que as habilidades de autorregulação estão ligadas a uma série de resultados positivos para a saúde. Isso inclui melhor resiliência ao estresse, maior felicidade e melhor bem-estar geral.
A autorregulação pode desempenhar um papel importante nos relacionamentos, bem-estar e sucesso geral na vida. As pessoas que conseguem administrar suas emoções e controlar seu comportamento são mais capazes de administrar o estresse, lidar com conflitos e atingir seus objetivos.
Como se desenvolvem os problemas de autorregulação?
Pode começar cedo, como um bebê sendo negligenciado. Uma criança que não se sente segura e protegida, ou que não tem certeza se suas necessidades serão atendidas, pode ter problemas para se acalmar e se autorregular.
Mais tarde, uma criança, adolescente ou adulto pode ter dificuldades com a autorregulação, seja porque essa habilidade não foi desenvolvida durante a infância ou devido à falta de estratégias para lidar com sentimentos difíceis. Quando não controlado, com o tempo isso pode levar a problemas mais sérios, como transtornos de saúde mental e comportamentos de risco, como uso de substâncias
Ajudando as crianças com autorregulação
Nas crianças, os pais podem ajudar a desenvolver a autorregulação por meio de rotinas (por exemplo, refeições regulares e rotinas consistentes para dormir). As rotinas ajudam as crianças a aprender o que esperar, o que torna mais fácil para elas se sentirem confortáveis.
Quando as crianças agem de maneiras que não demonstram autorregulação, ignore seus pedidos. Por exemplo, se eles interromperem uma conversa, não interrompa sua discussão para atender às necessidades deles. Diga que eles precisarão esperar.
Reconhecer suas opções pode ajudá-lo a colocar em prática suas habilidades de autorregulação. Concentre-se em identificar o que está sentindo, mas lembre-se de que sentimentos não são fatos. Dar a si mesmo tempo para ficar calmo e deliberar sobre suas opções pode ajudá-lo a fazer escolhas melhores.
Depois de aprender esse delicado ato de equilíbrio, você começará a se autorregular com mais frequência e isso se tornará um estilo de vida para você. Desenvolver habilidades de autorregulação para melhorar sua resiliência e capacidade de enfrentar circunstâncias difíceis na vida.
No entanto, se você achar que não consegue aprender a se autorregular, considere consultar um profissional de saúde mental. O Psicólogo pode ajudá-lo a aprender e implementar estratégias e habilidades específicas para sua situação. A terapia também pode ser um ótimo lugar para praticar essas habilidades para uso em sua vida cotidiana.