Antes de conhecer as Constelações Sistêmicas, minha vida já era próspera, e eu acreditava que estava tudo indo dentro da normalidade.
Ledo engano…
Imagine você como uma cebola. Cheia de camadas, que quanto mais ousamos tirar cada uma, mais nossos olhos vão sendo incomodados com aquele ardor de entender que nem tudo cheirava tão bem assim…
Eu carregava traumas, dores emocionais e culpas que tornavam a prosperidade um fardo pesado.
Parecia que, apesar de todo o sucesso, faltava algo essencial para encontrar verdadeira paz e harmonia.
Foi quando tive meu primeiro despertar. E fui buscar uma solução para um padrão familiar de quebra financeira que detectei ao analisar minha ancestralidade. Procurei em vários especialistas, pessoas espiritualizadas, rabinos, padres, pastores, e conheci Erika Mimansa Farney, uma renomada terapeuta e consteladora sistêmica alemã. Residente em São Paulo, foi a pioneira na introdução do método de Bert Hellinger no Brasil. Sua expertise e dedicação abriram caminhos para a cura e transformação de muitas pessoas, incluindo eu. Foi um momento que nunca irei esquecer, um destravar de emoções e percepção de que o mundo que eu conhecia não era em sua totalidade verdade absoluta. Mas que existia algo além de nossos olhos, que equilibrava a conta do planeta e das gerações que aqui viveram para que a ordem e o equilíbrio prevalecessem antes das vontades individuais. Profundo? Sim, muito profundo…
E o que é essa tal Constelação Sistêmica e quem é Bert?
Bert Hellinger era filho de Anton Hellinger e Maria Hellinger, uma mulher dedicada e religiosa. Ele tinha vários irmãos, mas infelizmente, não há muitas informações detalhadas sobre eles.
Bert Hellinger nasceu em 16 de dezembro de 1925 em Leimen, Alemanha. Seu nome completo era Anton “Suitbert” Hellinger. Ele cresceu em uma família católica e aos 10 anos entrou para um seminário católico. Aos 17 anos, alistou-se no exército nazista e foi preso na Belgica. (Aqui abro um parêntese, sem julgamento. Eu que sou uma aficionada por filmes desta época, através da força do povo judeu, sei dos impactos que uma narrativa fez durante anos, convencendo crianças e adolescentes a lutarem. Como também sei que muitos alemães, envolvidos até no exército, foram responsáveis por ajudar pessoas inocentes e ajudar a mudar o rumo da história, por isso o não julgamento se faz necessário neste fato.)
Em 1951, Hellinger tornou-se padre, e formou-se em teologia e filosofia na Universidade de Würzburg. Em 1952, ele se tornou missionário católico e foi enviado para a África do Sul, onde trabalhou entre os Zulus por 16 anos. Durante esse período, ele se envolveu intensamente com a dinâmica de grupo e a cultura local.
No final dos anos 60, aos 42 anos, Hellinger deixou o clero e voltou para a Alemanha, onde começou a estudar psicoterapia, incluindo Gestalt-terapia e psicanálise. Ele se mudou para Viena, onde conheceu sua primeira esposa, Herta, uma psicoterapeuta, e estudou psicanálise.
Em 1973, mudou-se para Califórnia onde estudou Terapia Primal com Arthur Janov. Lá também se interessa por análise transacional. Ao meu ver, bebeu de várias fontes, pegou o que fazia sentido em suas observações e misturou tudo… assim nasceu algo poderoso.
Em 1990, Hellinger desenvolveu o método das Constelações Sistêmicas, também conhecido como Constelações Familiares. Esse método é baseado em várias bases científicas, incluindo a psicossomática, psicoterapia corporal, diagnóstico sistêmico, terapia de Bert Hellinger, campo de ressonância mórfica de Rupert Sheldrake, física quântica, neurociência e epigenética.
Ele acreditava que, ao trazer à tona essas dinâmicas, era possível alcançar uma maior harmonia e bem-estar. E eu comprovo isso todas as vezes que estou frente a frente com pessoas que buscam o método como uma possibilidade de solução para suas questões de vida.
Comprovações dos Benefícios das Constelações Sistêmicas
As Constelações Sistêmicas têm mostrado efeitos positivos em várias áreas, incluindo:
Resolução de Conflitos Familiares: Ao identificar e resolver dinâmicas ocultas na família, as constelações ajudam a restaurar a harmonia e o entendimento entre os membros.
Cura de Traumas: Permite que indivíduos enfrentem e superem traumas passados, proporcionando uma sensação de alívio emocional e psicológico.
Melhoria nas Relações Pessoais e Profissionais: Ajuda a melhorar a comunicação e a compreensão em relações interpessoais e no ambiente de trabalho.
Bem-Estar Psicológico: Muitas pessoas relatam uma sensação de paz e clareza após participar de constelações, o que contribui para uma saúde mental melhor.
Tomada de Decisões: Facilita a tomada de decisões ao trazer à tona influências inconscientes que podem estar impactando escolhas e comportamentos.
Mas muitos me perguntam se existe algo que sozinhos possam fazer para começarem a ter um novo olhar sobre suas vidas, ou mudarem a energia e o destino dos acontecimentos para melhor, aqui algumas sugestões que poderão fazer sentido:
Exercícios Sistêmicos para o Dia a Dia
Exercício de Gratidão: Reserve alguns minutos todos os dias para refletir sobre as coisas e pessoas pelas quais você é grata. Isso ajuda a fortalecer as conexões positivas e trazer à tona sentimentos de satisfação e alegria.
Respeito aos Antepassados: Faça uma pausa para reconhecer e agradecer aos seus antepassados. Você pode simplesmente dizer “Eu respeito e honro vocês” em um momento de silêncio. Isso ajuda a criar um sentimento de pertença e continuidade.
Resolução de Conflitos Internos: Quando estiver enfrentando um conflito interno, imagine-se conversando com as partes conflitantes de si mesma. Pergunte o que cada parte quer e precisa, e busque um ponto de equilíbrio ou acordo entre elas. Esse exercício pode ajudar a reduzir a ansiedade e promover a harmonia interna.
A vida é movimento,
O momento realmente é agora,
Não viva no automático,
O único bem de valor que o dinheiro não é capaz de reaver, é o TEMPO.
Bert Hellinger escreveu mais de 110 livros sobre o método das Constelações Sistêmicas, que foram traduzidos para 38 idiomas. Seu trabalho é amplamente reconhecido e utilizado em diversas áreas, como psicoterapia, consultoria organizacional, educação, medicina e justiça.
Bert Hellinger faleceu em 19 de setembro de 2019, aos 93 anos, mas seu legado continua vivo através do método que ele desenvolveu e que é continuado por sua esposa, Sophie Hellinger.
Como Bert Hellinger disse uma vez:
“Quando olho para você, vejo você. Não vejo sua culpa, não vejo suas falhas. Vejo você.”
Gostaria de expressar minha profunda gratidão a Bert Hellinger, a Erika Mimansa Farney , ao casal de amigos Marjory Graça e João que foram responsáveis pela ponte entre o passado e o futuro, e a uma mulher incrível que me estimulou, apoiou, cobrou, e ajudou a me transformar em vários aspectos, na mulher e profissional das constelações que sou hoje, a terapeuta e consteladora sistêmica Cintya Sammarone.
OBRIGADA!
As Constelações Sistêmicas mudaram minha vida, trazendo clareza e harmonia. Sou eternamente grata por esse método, trabalho e legado.
Sigo aprendendo…
Mas nunca conseguirei voltar meu olhar ao que era antes…
Meu despertar aconteceu, e tudo fez sentido.
Até mais…