Bom dia meus queridos amigos,
Neste fim de semana nós celebramos talvez o mais esperado evento do ano: a nossa festa de Natal onde contamos com a casa cheia, entre adultos e crianças recebemos o limite máximo de 70 pessoas no espaço cultural La Causerie.
Pois bem, somos gratos pelos quase 100 voluntários que participam do projeto Fusão Cultural, pela diversidade e multiculturalidade que representam mais de 80 países e por dezenas de idiomas que estão presentes dentro de um universo que conta com mais de 5.000 membros.
Cada conversa, cada encontro humano, cada atividade nos faz brindar um ano que foi repleto de novas experiências valorizando a pluralidade e o respeito de cada indivíduo que traz a sua própria cultura e sua própria jornada enquanto nos unimos com as nossas diferenças para fazer do mundo um mundo mais humano, um mundo melhor.
Talvez uma das experiências mais marcantes de todos estes eventos aconteceu recentemente quando abri o nosso Café Fusão Cultural às 9 horas da manhã em uma das terças-feiras e percebi que as primeiras duas pessoas que pediram um cappuccino eram de dois países diferentes.
Nada novo.
Nenhuma surpresa!
De modo que receber indivíduos de diferentes países que podem escolher os idiomas que têm em comum para se comunicar é mais do que normal nos nossos eventos. No entanto, quando terminei de servir os dois e coloquei os cappuccinos na mesa, percebi que eles começaram a conversar amigavelmente.
Nada novo.
Nenhuma surpresa!
Aliás, esta é uma das riquezas inigualáveis e únicas destes encontros humanos porque eu conheço a cada pessoa que participa e sei que eventualmente temos na sala gente que trabalha para o governo francês, gente que faz parte da EuroNews ou até mesmo alguém que trabalha na Interpol que se senta à mesa e começa a conversar com um estudante de PhD, um refugiado, ou um líder de alguma igreja na cidade.
Ora, isto posto e voltando ao encontro dos dois indivíduos no Café, eu ouvi a conversa deles e me dei conta que estavam falando em Inglês porque o idioma comum deles era o Inglês. No entanto, o que mais me chocou e alegrou profundamente o meu coração foi o fato de que um era ucraniano e o outro era russo.
Não havia discussões políticas.
Não havia “eu estou certo, e você está errado”.
Havia um encontro humano proporcionado por um Café na cidade de Lyon.
Havia um diálogo onde o que lhes unia era infinitamente maior do que o poder que podia separar-lhes.
Será que podemos viver num mundo melhor? Quais são os gestos simples que podemos ter para proporcionar encontros de reconciliação? Quais são os passos que depende somente de mim para encontrar virtudes no outro ainda que eu não concorde com tudo o que ele diga?
Eu espero de todo o meu coração que terminemos o ano de 2024 com a esperança e a consciência de que a mudança que eu espero no mundo, como disse Mahatma Gandhi, começa em mim e por mim. Até a próxima!
Fábio
Collonges au Mont D’or.
Respostas de 4
Oi Fabio, vou estar em oração pelo projeto de vocês. Fiquei muito emocionada ao ler esse texto. Eu me chamo Karin Quadrelli, sou ítalo-brasileira, de vocação missionária, e ensino italiano para imigrantes na cidade de Florença, Itália. O meu sonho é abrir um centro cultural aqui, onde os imigrantes possam vir para tomar um café, descansar e ter um espaço de acolhimento e inclusão.
Olá Karin,
Grazie! Obrigado pela mensagem. Fico muito feliz que você esteja ensinando Italiano para os imigrantes na linda Florença. Alguns dos nossos projetos tem a ver com Francês para estrangeiros e refugiados em Lyon. Aliás, estive recentemente em Assisi e passei por Florença duas vezes há poucos meses. No ano passado fiz um projeto em Florença. Em teoria, devo fazer um outro projeto em Florença em setembro de 2025. Quem sabe tomamos um café na Pasticceria Alinari onde sempre tomo o meu cappuccino e como a minha sfogliatella? Um forte abraço e Feliz Natal!
É muito inspirador saber que é possível haver diálogos amigáveis e convergentes ao bem comum, apesar dos conflitos que nos rodeiam. Você está sendo usado por Deus para viabilizar tais momentos. Obrigado por compartilhar. Feliz aniversário de Jesus Cristo e um próspero 2025.
Obrigado Armandão!
Sempre bom ler os teus comentários e mensagens de encorajamento. Um forte abraço e desejo a todos vocês um ótimo Natal!
Até a próxima coluna 🙂
Fábio