Você já reparou que em alguns locais comerciais, assim como loja de roupas, sentimos um cheiro agradável?
Você deve estar aí pensando o que isso tem a ver com moda? Acredite, tudo está conectado.
Isso é uma forma de fisgar o consumidor através da análise olfativa/marketing olfativo, fazendo parte da identidade da marca da empresa. Isso já acontece desde a década de 70, mas no Brasil isso começou a acontecer em meados dos anos 90.
Certas áreas do nosso cérebro são estimuladas pelo cheiro e são responsáveis por criar memória e sensações. Chamamos de sistema límbico, onde sentimos emoções, luxúria, percepção e imaginação.
Feche os olhos e imagine uma loja de roupas e, ao entrar nela, um aroma muito agradável. Imediatamente, você será estimulado pelo bem-estar, a qualidade do ar muda e com isso o consumidor acaba ficando mais tempo no local, aumentando a sua possibilidade de compra, aumenta o nível de atenção do cliente e a aceitação do produto. Se existe uma vontade de integrar um grupo ao consumir uma marca esse processo ganha uma força ainda maior.
O marketing olfativo não atua apenas em lojas, mas em outros setores como hotéis, segmento automotivo, eventos e escritórios.
Na moda vitoriana em 1837 os perfumes já eram exibidos como obra de arte.
Até hoje encontramos para venda o incrível Chanel n°5 , que apostou na sobriedade e conforto para as mulheres.
As marcas precisam gerar histórias e criar um significado para seus consumidores.
Um beijo cheiroso e até semana que vem!!!!