Delunna: Corretor caçador ou corretor jardineiro?

Panfletagem, outdoor, lista fria, TV e mídias tradicionais. Você, Corretor de Imóveis ou Diretor de Imobiliária, ainda depende delas? Veja porque o seu Planejamento Estratégico ao desenvolver sua Comunicação Digital não pode ser o mesmo que costumava-se usar na publicidade imobiliária tradicional.

 

Hoje, as pessoas usam a internet diariamente para consultar informações para ajudar nas suas decisões. No mercado imobiliário, os consumidores passam por uma jornada longa de decisão e acessam diversos sites imobiliários e fontes de informações ao longo do processo até que realizem a compra (aluguel, venda).

 

Esse processo pode variar de período, de alguns meses até alguns anos. (De 13 a 19 meses segundo Guilherme Sawaya, Gerente Geral de E-Business da Cyrela no Conecta Imob 2016).

 

Eu vejo que diversos Corretores, Imobiliárias e Construtoras atuam com a mesma visão antiga e querem impactar seus clientes online atuando assim como se fazia no Marketing Offline (antes da internet).

 

Empurrar os produtos no meio da programação ou do período de atenção dos potenciais clientes não funciona mais!

 

Se você atuar panfletando na internet ou em qualquer lugar você vai depender da sorte e do seu poder fogo para vender.

 

Na internet é diferente!

 

Quem está no controle ao navegar em sites, blogs e redes sociais, é o cliente, e ser interessante e útil é a melhor forma do seu potencial cliente estar sempre se relacionando com seus canais digitais.

 

Afinal, se você atua querendo atingir apenas as pessoas que estão no momento de compra, você está sendo um chato para os 99% que ainda não estão no momento de comprar.

 

INBOUND MARKETING OU MARKETING DE ATRAÇÃO É UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL NA QUAL UMA EMPRESA POSICIONA SUA MARCA ATRAVÉS DE BLOGS, PODCASTS, VÍDEO, EBOOKS, NEWSLETTERS, WHITEPAPERS, SEO E OUTRAS FORMAS DE MARKETING DE CONTEÚDO. O SEU CONCEITO SURGIU NA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000, COM A FUNDAÇÃO DA HUBSPOT.

 

Dica de Ouro Para Você Vender Mais Imóveis

Veja Também  Vanessa Inhesta: Cosméticos sensuais

Então, se você quer começar a construir um diferencial competitivo. Faça um estudo aprofundado do seu público comprador, dos conteúdos e canais digitais que seu cliente consome para começar a produzir e veicular no seu blog e nas suas mídias digitais.

 

Por que o Marketing de Conteúdo é a estratégia definitiva para Imobiliárias na internet?

1. As pessoas na internet têm poder de navegar apenas nas informações que lhe interessam, se você não é interessante, não chama atenção e os internautas não voltam no seu site e nas suas mídias.

2. Se o seu canal digital tem apenas informações de imóveis, só vai atrair o público que está no momento de compra e de pesquisa. Enfrentando alta concorrência pois a pessoa está avaliando várias alternativas de produto e ainda não tem uma imobiliária ou Corretor.

3. As mídias pagas (Facebook Ads, Twitter Ads, Linkedin Ads e Google Adwords) são ótimas para veicular ofertas, mas no mercado imobiliário é difícil realizar fechamento de leads tão frios. Em paralelo, todos esses canais vão ficando mais caros a medida que cada vez mais gente anuncia nessas plataformas.

4. O conteúdo busca chamar atenção do público que está dentro do público-alvo e crescer o engajamento das pessoas com a sua marca, com isso, quando a pessoa entra no momento de compra, ela levanta a mão (solicita contato pelo site) e pede para falar com você.

5. Com Marketing de Conteúdo você atrai e mantém relacionamento com seu público antes mesmo dele entrar no momento de compra, por isso você constrói uma campanha diferenciada e colhe resultados exponenciais a médio e longo prazo.

 

DIFERENTE DO MARKETING E DA PUBLICIDADE TRADICIONAL, O INBOUND MARKETING ATRAI, AO INVÉS DE INTERROMPER. ELE TEM COMO FOCO A MELHORIA DO SEU NEGÓCIO E NÃO A CAPTAÇÃO DIRETA DE CLIENTES. PORÉM, COM O INBOUND MARKETING, SEUS POTENCIAIS CLIENTES ACABAM SENDO ATRAÍDOS PELO QUE A MARCA CRIA E DIVULGA.

E como eu faço Marketing de Conteúdo na prática?

Você precisa veicular nos seus canais digitais conteúdo útil para seu público-alvo e informativo sobre seu mercado. Assim você atrai e educa os seus potenciais clientes, além de agregar valor para os mesmos.

  • Conteúdos sobre a região de atuação: Notícias, fotos antigas, história, negócios locais e curiosidades; (esses são os chamados conteúdos de topo de funil e tem o objetivo de atrair seu público e construir a autoridade da sua marca)
Veja Também  Lilian Schiavo: Quando um sonho vira pesadelo

 

  • Conteúdos informativos sobre mercado imobiliário: Informes importantes que estimulem seus consumidores; (meio de funil, conteúdos importantes para o processo de decisão do potencial cliente)

 

  • Conteúdos de suporte: Informações sobre contratos, alternativas, financiamentos, como fazer, check lists; (fundo de funil, informações relevantes que a pessoa precisa para tomar as decisões finais)

 

  • Conteúdo da marca: Comunique também sobre a sua empresa, diferenciais, estudos de caso, depoimentos de clientes satisfeitos, história da empresa, equipe; (fundo de funil, matérias sobre a sua empresa e sua marca, desenvolvendo a autoridade da sua empresa com o seu público)

 

Corretor Caçador x Corretor Jardineiro

É claro que isso é uma metáfora. Mas visto que o seu cliente na internet tem o total poder de ler, assistir e ver APENAS o que ele quiser, se você atuar apenas panfletando, como era feito antes da internet, possivelmente você vai incomodar a maior parte das pessoas e vai estar sempre gastando uma boa grana com Google Adwords, Facebook Ads e até mesmo com o Linkedin Ads e Twitter Ads.

 

Com o passar do tempo, seu Retorno de Investimento vai caindo, os concorrentes vão entrando e essas plataformas também vão encarecendo.

 

Então, atuar atirando panfletos ou anúncios digitais para seus clientes (como um Caçador de Clientes), não é a melhor estratégia para atuar na internet como Corretor de Imóveis.

 

Você precisa realmente atrair e engajar o seu público para os seus canais digitais e manter relacionamento constante com eles.

 

Anúncios são chatos, conteúdo é interessante.

Por isso, essa metáfora exemplifica bem e acredito que quando você começa a desenvolver seu Inbound Marketing você nunca mais para. Os retornos são crescentes!

 

*Publicado originalmente em: http://gabrielportilho.com.br/corretor-cacador-ou-corretor-jardineiro/

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens