Uma das coisas mais importantes para a vida do bebê e da criança é a rotina. Negligenciada por grande parte das pessoas na vida adulta, para os pequenos não só é necessária, como fundamental!
A rotina tem como objetivo promover segurança. Saber o que acontece a cada fase do dia permite que a criança se organize não só externamente (na estrutura física), mas internamente também (na estrutura psíquica). Além disso, a autonomia da criança também se desenvolve, pois conforme ela vai crescendo ela sabe quais atividades tem que fazer e quando elas podem ser mais flexíveis também.
Estabelecer os horários da amamentação, conforme a idade do bebê, das refeições, das brincadeiras, passeios e e atividades extras, permite que a criança sinta menos ansiedade, mais tranquilidade e confiança também. E, consequentemente, os pais tendem a ser mais calmos e mais organizados. A falta de rotina pode afetar inclusive o aprendizado, desde a fase pré-escolar até a adolescência.
Os principais hábitos da rotina que devem ter seus horários estabelecidos, portanto, são: alimentação, sonecas, hora de dormir e de acordar, hora de estudar, de estar com a família e de brincar.
A consequência disso é que com rotina desde pequenos, contribuímos para a formação de uma geração de jovens e adultos menos inseguros e ansiosos e mais responsáveis e seguros para explorar o mundo.
Os primeiros dias de uma nova rotina podem ser mais estressantes, já que há uma mudança de hábitos e toda mudança de hábitos traz desconfortos. Porém, com alguns dias de horários estabelecidos para as atividades do dia a dia, a família tende a se organizar melhor, se acostumar e tudo fica mais calmo, quase automático, e tudo flui melhor. Isso poderá impactar toda a vida das crianças.
Por isso, não pense que a rotina é desnecessária. Ela é fundamental para o bom desenvolvimento, crescimento e futuro delas.