Gio Giacominni: A nutrição na prevenção do câncer de mama

Eu, como uma profissional da saúde, não posso deixar passar em branco um tema tão importante para nos mulheres, o OUTUBRO ROSA.

Vou falar um pouquinho sobre o que se refere à alimentação e nutrição. Já é conhecida que uma das formas mais eficazes de evitar a doença é a alimentação e a adoção de hábitos saudáveis. Ficar sempre atento a como se alimentar no dia a dia, procurar fazer uma alimentação balanceada e rica em frutas, verduras, hortaliças variadas e cereais integrais é muito importante para a prevenção de várias doenças e do câncer, devendo ser encorajada para toda população, considerando que alguns alimentos específicos se destacam por apresentarem propriedades nutricionais, tais como alimentos  funcionais, que são apontados, na maioria dos estudos, como alimentos  PROTETORES, que além de fornecerem nutrientes podem auxiliar na prevenção e tratamento.

O consumo adequado de frutas, legumes e verduras é considerado um importante fator na redução da incidência de determinados tipos de câncer por apresentar ação antioxidante, contribuir como proteção e impedindo que radicais livres lesionem as células e aumentem as chances do aparecimento de câncer.

Entre os compostos anticancerígenos, podemos citar que são uma classe de compostos bioativos disponíveis em grande variedade de vegetais e muitos são precursores de vitamina A. Além de outros compostos bioativos conhecidos como Catequinas, Antocianinas, Isoflavinas, Flavonóides, Fitoesterois Glucosinalatos, Agentes Fenólicos, vitaminas e minerais que também estão distribuídos amplamente entre os alimentos. O que reforça a orientação que ter uma alimentação balanceada e variada previne o câncer.

Destacam-se os carotenóides que são os vegetais e frutas de coloração amarela, laranja e vermelha. São eles: espinafres, couve, abóbora, milho, batata doce, cenoura, tomate, beterraba, manga, melancia, pêssego, pequi, gema de ovo, pupunha, verduras brasileiras nativas – taioba e bredo, e temperos – páprica e urucum.

Veja Também  Rodrigo Donati: Solidão na quarentena

Consumir diariamente um mínimo de 5 porções de frutas e vegetais variados, preferencialmente os ricos em nutrientes que podem prevenir o câncer: os de cor amarelo-alaranjado e vermelho, frutas cítricas, folhosos de verde escuro e crucíferos (brócolis, couve –flor, couve manteiga).

Dê preferência para alimentos naturais e integrais com o mínimo de processamento industrial, uma vez que os produtos e processados são considerados alimentos promotores do câncer.

Reduzir o consumo de salgados, curados, defumados e churrascos, a presença de substância como nitrito e nitrato estão envolvidos com maior promoção de câncer.

Substituir o sal por temperos naturais, alho, cebola, alho poró, sal rosa, sal com gergelim, ervas aromáticas e especiarias naturais, frescas ou secas (tomilho, manjericão, coentro, hortelã, erva doce, cominho, pimentas, curry e outras).

É importante reforçar sempre, no entanto, que não é só a alimentação que contribui para uma melhor qualidade de vida. Além de uma alimentação balanceada, é importante aliá-la à prática orientada de atividade física, abolir o fumo, associar cuidados nutricionais e a avaliação médica de rotina preventiva. Tudo isso pode atuar de forma muito positiva na prevenção do câncer.

Na próxima semana volto com mais dicas e informações pra vocês!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens