Ro Andrioli – Itália Mia: Tropea, uma cidade mágica

Vocês sabiam que construir cidades sobre as rochas, era uma das características peculiares dos romanos? Tropea é uma destas cidades.

Dizem que a bela cidade, localizada no sul da Calábria, foi erguida pelos romanos. Mas diz a lenda que, na verdade, havia sido fundada pelo filho de Zeus, Hércules. Segundo a história, a cidade era um troféu de tão bela e que o personagem da mitologia grega a fundou após concluir seus 12 trabalhos.

Durante o período romano, o nome em Latim do vilarejo era Tropheum. Depois, a localidade foi batizada com uma derivação de sua antiga nomenclatura, Tropea.

Apelidada como “Costa dos Deuses”, a região é famosa por suas falésias com dezenas de metros de altura que são banhadas pelas águas esverdeadas do Mar Mediterrâneo. A vista do local já havia conquistado os romanos há três milênios e hoje são os turistas italianos e europeus que lotam as praias do balneário de Tropea.

Acessível apenas por escadas construídas na rocha, a cidade está situada a cerca de 60 metros de altura, na beira de um penhasco. A intenção dos romanos ao construírem a vila naquela posição era facilitar ao máximo a população de avistar inimigos se aproximando da costa, além de suas residências encobrirem uma possível fuga.

Devido ao estilo de sua construção, a cidade é um verdadeiro labirinto de caminhos com charmosas ruas e praças. Seus edifícios de pedras com vielas em paralelepípedo remetem aos tempos do antigo império romano.

Além de muita história e belas paisagens, a cidade oferece também boa gastronomia. Pode-se degustar deliciosos pratos, ricos em frutos do mar e peixes, sempre acompanhados por deliciosos pães caseiros e vinhos muito interessantes, produzidos na região.

Veja Também  Fábio Lellis estreia coluna "Na Cantina"

A hospedagem não é necessariamente cara. Fora da temporada do verão italiano, os bed and breakfast cobram em média 20 euros a diária.

Os moradores locais aconselham começar o passeio conhecendo o centro da cidade, repleto de lojinhas restaurantes e gelaterias (sorveterias). Imperdível experimentar o Tartufo da região, sorvete com uma deliciosa calda dentro, e também os variados pratos preparados com cebola roxa, uma iguaria local.

Nas proximidades localiza-se o Capo Vaticano, que possui praias maravilhosas, com água quase transparente. Não sai caro alugar um gommone, espécie de bote com motor e explorar as praias da região. A isola de Santa Maria com a grota del Palombaro é o cartão postal da cidade.

Outras praias locais a serem visitadas seriam Santa Maria, Tonicello, Fornicoli. Quem quiser aproveitar pode conhecer as ilhas Eólias, na costa da Sicília, local bastante frequentado pelos italianos. Há também um passeio noturno para visitar o vulcão Stromboli, ainda ativo.

Tropea é uma das agradáveis surpresas que a Itália oferece, com sua história e beleza. Difícil é escolher por onde começar a viagem. A presto!

Loading

Respostas de 2

  1. Rô, adorei!!Fiquei com muita vontade de conhecer Tropea. Obrigada, por suas maravilhosas aulas de histórias e até de gastronomia . Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens