Querida leitora,
Todo ano em 2 de abril o azul toma conta do mundo: o Cristo Redentor, a Torre Eiffel, o Empire State Building e outros monumentos e locais são iluminados e se unem na campanha “Light It Up Blue”.
A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007 como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo para melhor compreensão desse transtorno do desenvolvimento neurológico que impacta milhões de pessoas em todo o mundo.
Sabe porque é chamado de espectro do autismo? Porque os sintomas variam em intensidade e ocorrência nos pacientes. Além de diferentes níveis de suporte, há comorbidades associadas que podem ou não aparecer, como deficiência intelectual e epilepsia, transtorno de ansiedade, transtorno opositor desafiador, entre outros.
Devido a sua diversidade e complexidade, o símbolo do quebra-cabeça foi atribuído ao autismo em 1963 pela National Autistic Society, do Reino Unido.
O quebra-cabeças e o termo espectro reforçam a ideia de que cada indivíduo com autismo é único, com um conjunto de habilidades e desafios próprios.
Daí vem a importância é de criar oportunidades para que desenvolvam seus talentos e alcancem seu potencial máximo, combatendo o estigma e a discriminação que ainda persistem.
Aliás, em 2024, o tema da campanha nacional sobre a conscientização do autismo traz o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!” e nos faz um convite a reconhecer as habilidades e talentos das pessoas com autismo, sem ignorar suas individualidades e necessidades.
É necessário abrir espaço e criar oportunidades para que esses cidadãos possam desenvolver seus talentos e alcançar seu potencial máximo.
O combate ao estigma e a discriminação devem ser nossa prioridade, iluminando a palavra RESPEITO de azul.
Conheça e busque pelos seus direitos. Nossos filhos merecem respeito. E lembre-se: aqui é um lugar para você se sentir acolhida! Me escreva sobre suas dúvidas ou compartilhe algum desafio se desejar. Será uma honra conhecer você melhor!
Um beijo e até a próxima quarta-feira.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Tamussino
Imagem 02: Prefeitura de Quatis