A vida não termina aos 40

Eu não concordo completamente com o dito popular que “A vida começa aos 40”, mas também não discordo completamente. Tem coisas que se resolvem aos 40, ou pelo menos perto disso. Quando chegamos próximos aos 40 anos algumas coisas vão perdendo a importância e outras vão ganhando mais espaço em nossas vidas. Nossa atenção passa a ser um pouco mais seletiva e damos início a uma nova jornada de realizações e aprendizados. A vida começar aos 40, para mim, significa um novo começo e da melhor maneira possível, trazendo a bagagem desses primeiros 40 para nos apoiar para os próximos 40 anos que estamos por começar.

A problemática de um dito popular é que as pessoas podem interpretar da forma que quiserem e nesse caso, vem carregado de um grande sabotador: a procrastinação. Se tenho comigo que a vida começara aos 40, mesmo que de forma inconsciente, vou esperar até lá. Então tudo que estou vivendo antes desses 40 não tem tanta importância e digo mais, tudo que der errado terá um alívio imediato, afinal, assim que a minha vida começar aos 40 posso fazer as coisas darem certo, mas até lá nada tem problema. As coisas não precisam ser levadas tão a sério, eu não preciso ser tão responsável e o mais legal “eu ainda tenho tempo”. O fator tempo aqui eleva ao quadrado a sabotagem, afinal, quanto mais tempo eu tenho, menos eu faço.

Esses quarentões que nem mesmo tentaram levar a vida minimamente a sério esperando o grande momento da vida chegar não se dão conta ao longo da jornada que um tempo precioso de aprendizado está passando. Na verdade, a vida está passando diante dos olhos, mas existe uma esperança “mentirosa” lá no final dizendo que tudo bem, quanto você chegar aos quarenta tudo irá começar. Não começar antes dos quarenta, paara mim, é estender a infância irresponsável para uma esfera desastrosa.

A maioria dos quarentões que eu conheço já estão chegando aos 50 e ainda não se deram conta que a vida começou há muito tempo. Para piorar vem um novo tempero das sabotagens, agora, nessa etapa da vida que nada deu certo a culpa ainda sim não é dele. A vida não colaborou, foi uma série de tentativas azaradas e para fechar vem a celebre frase “Agora não dá mais tempo”.

E é desse ponto de partida que chego onde quero: “A vida não termina aos 40” e nem “Começa aos 40”. Mas aos 40 anos podemos ter um bom recomeço. Eu não consigo explicar por que nos apegamos tanto as viradas “redondas” da vida, os 20, 30, 40 anos, mas se for um impulsionador eu quero mais é que usemos com toda força de vontade. A minha vida virou aos quase aos 40, exatamente aos 39 anos resolvi fazer uma virada radical de carreira e seguir o sonho de ser autônomo, tenho que confessar que os primeiros 3 anos as coisas não deram muito certo, porém, eu tinha certeza que esse era o caminho e persisti até que 3 anos depois me tornava sócio da empresa que estou hoje. Já se forma 8 anos e os últimos 5 de grande sucesso profissional, financeiro e familiar. Afinal a vida é um grande equilíbrio e a minha virada trouxe mais do que conquistas profissionais, trouxe uma realização de vida.

A vida não terminar aos 40 é fundamental para a energia da própria vida. É preciso crer, seja aos 40 ou com quantos anos você esteja, que é possível sim recomeçar, desde que você deseje isso, tenha um sonho claro e transforme esse sonho em um plano. Não importa a idade que você esteja, você pode buscar uma nova formação em 2 ou 4 anos e com mais 2 ou 4 anos trabalhando nessa área de forma intensa e proposital já estará no nível da maioria dos profissionais dessa área. Reflita comigo em números exatos, se você tem 40 anos e resolveu agora ser um educador físico e entrar na faculdade agora, aos 44 anos você estará formado. Após formado aos 44 anos, você começará a trabalhar formalmente como educador físico, como professor em escolas ou academias ou até mesmo como personal. Sem contar que poderá estagiar desde o segundo ano. Quando você estiver com 50 anos, já estará formado e com 6 anos de experiencia, ou seja, já será um profissional como qualquer outro do segmento.

Então deixa eu te contar, se você não entendeu até aqui, a sua vida não termina aos 40, nem aos 50 e nem em nenhuma idade, desde que você esteja realmente comprometido com você mesmo e disposto a batalhar por uma vida melhor e repleta de realizações. Não importa com qual idade você esteja e como viveu até aqui, decida de uma vez por todas viver uma vida extraordinária e rodando ciclos virtuosos em sua jornada, para que daqui a 10 anos possa olhar para traz e dizer, eu consegui.

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Canvas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens