Será que a tecnologia vai tirar o meu emprego? Será que eu serei substituído por um APP? Sistemas vão substituir o que eu faço? Eu entendo todas as preocupações e os anseios para antecipar o futuro. Mas será que alguém realmente sabe quais serão as habilidades no futuro? Vejo grandes corporações e profissionais quebrando a cabeça para tentar acompanhar o que será o futuro, como saberemos ao certo quais são as competências do futuro se nem mesmo sabemos como ele será?
Acredito sim que podemos e devemos ficar atentos as mudanças e ficarmos antenados nas novas necessidades para nos adaptarmos nossas competências e comportamentos ao que vem pela frente. Mas como saber de maneira generalista quais competências se esperam de cada um de nós? Eu sou um facilitador de treinamentos corporativos, será que o gestor de projetos de uma empresa de TI terá as mesmas competências que eu? E o veterinário de um grande hospital PET?
Mais do que nunca o que temos que ter em mente é para onde nossa carreira está indo, principalmente se você já estiver na carreira que escolheu (e curtindo ela), agora se você ainda não sabe o que quer da vida, independente das competências do futuro você está com um desafio maior e mais urgente no meu ponto de vista. Para saber para onde deve se desenvolver é preciso saber para onde apontar a sua seta, ou ficará igual a Alice no País das Maravilhas quando encontra o gato na encruzilhada, se não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve.
Bom, mas é claro que podemos apostar em algumas competências e aqui, partindo do que venho vivendo com nossos clientes em treinamentos e um resumão da última versão do Fórum Econômico Mundial, algumas das principais habilidades num futuro muito próximo, como:
Empatia nível máster – um mundo que vem se moldando a diversidade de tudo quanto é gênero, cultura e valores, uma competência fundamental é saber se colocar não só no lugar do outro, mas se apropriar de como este outro quer ser tratado.
Adaptabilidade tecnológica – inevitável, a tecnologia veio pra ficar, então não temos como lutar contra. Estaremos cada vez mais em mundos e ferramentas virtuais, o profissional do futuro terá que se manter em constante atualizações;
Aprendizagem ativa – essa é uma competência que nunca sairá de moda, buscar de forma frequente novos aprendizados, técnicos e comportamentais, para entregar cada vez melhor aquilo que você faz;
Liderança e Empreendedorismo – cada vez mais as empresas buscam protagonistas, gente que escreva a própria história, pra isso essas duas competências são fundamentais.
Inteligência emocional e resiliência – galera se não partirmos para um movimento de autoconhecimento sobre como lidamos com situações de pressão e mudanças de cenários, ficará difícil se manter saudável no mundo corporativo;
Raciocínio lógico e pensamento crítico – aqui estamos falando de uma capacidade de avaliar situações de forma mais racional e prática, mantendo sempre a intensão de agregar valor ao que se faz;
Persuasão e negociação – habilidades fundamentais para se manter participativo e eficaz na relação com as pessoas. Não basta entender o que está acontecendo e saber o que tem que ser feito, se não consegue trazer as pessoas junto.
Claro que existem muitas outras competências importantes que poderíamos citar aqui, mas acredito essas bem desenvolvidas vocês já estarão um passo a frente da maioria dos profissionais que estão no mercado hoje.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Computer Hoy
Imagem 02 e 03: Canva