Escrevendo essa coluna após a realização da classificação para o Hipismo Salto, por equipes, ocorrida na manhã de quinta-feira. Finalizado o Hipismo Completo (antigo CCE), ou no termo em inglês Eventing, o time brasileiro, que finalizara na 12ª colocação em Tokyo, repetiu a mesma posição na edição de Paris, sendo Rafael Losano o melhor na classificação individual, com o cavalo AES de 13 anos Withington, na 27ª colocação geral.
Carlos Parro tinha sido o melhor em Tokyo, com a 32ª posição final. A Alemanha venceu o ouro no individual, com Michael Jung em conjunto com Chipmunk FRH, com a equipe inglesa sagrando-se campeã na disputa por equipes. Já no adestramento (Dressage), João Victor Marcari Oliva por pouco não repetiu o inédito resultado em Tokyo, quando foi 26º no geral, com 70,419 pontos.
Em Paris, obteve o 33º posto no geral, com 70,093, ficando em quinto no seu grupo e não se classificando para a final (Grand Prix Freestyle). Já no Salto, a equipe brasileira viveu um drama, já que, após a passagem perfeita de Pedro Veniss e Nimrod de Muze, foi constatado pelos comissários um mínimo traço de sangue no flanco do cavalo, o que, de acordo com o regulamento, basta para a eliminação do conjunto. Stephan Barcha com sua Primavera chegou a passar pelo percurso, com apenas uma falta, o que faria o Brasil ter grandes chances de figurar entre os 10 classificados para a final, caso não houvesse a eliminação.
Rodrigo Pessoa nem chegou a fazer o percurso, retirando-se. Yuri Mansur e Major Tom, que haviam sido reservados para a suposta final por equipes, também obviamente não saltaram. A seleção da Alemanha foi o grande destaque, com triplo zero, seguida de Estados Unidos (6 pontos) e Inglaterra (8 pontos).
Destaque para o time campeão olímpico, a Suécia, que vinha com dois zeros, mas no terceiro conjunto, o cavalo não enfrentou o muro, havendo penalidade pelo tempo adicionado, de 17 pontos, ainda suficiente para a classificação, na oitava colocação. Os 10 primeiros times zeram os pontos para a finalíssima de amanhã. Agora resta-nos a qualificatória do individual, na próxima segunda-feira, às 9 da manhã.
Copa dos Criadores.
Lembrete para aqueles que estarão no Rio de Janeiro nesta tarde de domingo, com a realização, no Hipódromo da Gávea, da Copa dos Criadores. Entrada franca e muitas atrações para quem gosta de cavalos, de corridas e eventualmente de apostar, além de entretenimento para todo o tipo de público.