Festa Junina no Brasil

Oie, tudo bem por aí? Espero que sim. Agora começa a temporada mais desejada por muitos turistas e locais, a de festas juninas. Milho, paçoca, quadrilha, fogueira e bandeirinhas. No Brasil, quando o mês de junho chega, é hora de celebrar uma das festividades mais coloridas, animadas e tradicionais do nosso calendário.

Os “Arraiás” vão muito além das delícias culinárias: as bandeirinhas coloridas, barracas com brincadeiras e jogos criam uma atmosfera festiva que encanta e reúne milhares de pessoas ao redor da fogueira em todo o Brasil. As danças tradicionais, como quadrilhas e forrós, convidam todos a se juntarem à diversão, criando momentos de pura alegria e descontração. Eu mesma tenho muitas memórias das festas de igreja na adolescência, do correio elegante e do “medo” de ser presa.

Seja para experimentar as delícias culinárias, dançar ao som de músicas folclóricas ou simplesmente se envolver na atmosfera festiva, uma viagem durante as festas juninas é garantia de momentos especiais e emocionantes.

Hora de colocar o chapéu e vestir a camisa quadriculada e embarcar em 6 destinos onde o compromisso de manter a tradição é levado a sério. E, claro que teremos uma sugestão de hospedagem também, para manter o nosso legado.

Campina Grande, na Paraíba

Campina Grande é conhecida como a “Capital do Forró” e abriga o maior São João do Mundo. Durante todo o mês de junho, a cidade se transforma em um verdadeiro paraíso junino, com uma programação repleta de atrações, como shows de grandes artistas da música nordestina, apresentações de quadrilhas, concursos de comidas típicas e muito mais. O público estimado é de mais de 2 milhões de turistas.

Para a hospedagem em Campina Grande, o Hotel Village Confort está localizado a uma curta caminhada do Parque do Povo, onde se concentram barracas que vendem comidas e bebidas típicas, o trio e os palcos.

Caruarua, no Pernambuco

Caruaru é um destino imperdível para quem deseja vivenciar as festas juninas em sua plenitude. O São João de Caruaru reúne milhares de pessoas em torno de uma programação cultural com apresentações de quadrilhas, shows de forró, feiras de artesanato e comidas típicas. Em 2024, o evento vai durar até 29 de junho, e pela primeira vez, a festa junina tem um tema: “A evolução do Barro”.

Veja Também  Laura Lima: Hospedagem em contêineres

A dica de acomodação é o Caruaru Park Hotel, onde a preparação para o arraiá começa desde a hospedagem com festa do hotel, música boa e quitutes juninos.

São Luís, no Maranhão

A festa junina de São Luís do Maranhão é uma das mais tradicionais e autênticas do Brasil, marcada por ser uma das maiores celebrações juninas do país, e a verdadeira manifestação da cultura maranhense. A cidade de São Luís é famosa por suas festas juninas tradicionais, e apresentações folclóricas do Bumba Meu Boi, atração mais característica do período junino maranhense. Além disso, o arraiá maranhense tem cacuriá, dança típica do estado, as tradicionais quadrilhas e grupos de tambor de crioula.

Uma sugestão para se hospedar em São Luís é a Pousada Casa Imperial, com piscina, terraço e café da manhã incluído.

Mossoró, no Rio Grande do Norte

O Mossoró Cidade Junina é uma das maiores festas juninas do Rio Grande do Norte e uma das mais tradicionais do país. A festa é considerada Patrimônio imaterial, histórico, cultural e turístico do Rio Grande do Norte, com uma programação diversificada que inclui shows musicais, apresentações culturais e o famoso “Pingo da Mei Dia”, conhecido por ser o maior bloco junino do país. A festividade promove um grande arrastão junino pelas ruas da cidade, que abre os festejos juninos de Mossoró.

Quem visita o destino pode se hospedar no Thermas Hotel Mossoró, a apenas 10 minutos de carro do centro da cidade.

Votorantim, em São Paulo

Considerada a maior festa junina do estado de São Paulo, a Festa Junina de Votorantim ocorre entre os dias 29 de maio e 23 de junho, na Praça Lecy de Campos, em Votorantim (SP). A festividade tem música para todos os gostos, com grandes artistas da música brasileira como sertanejo, pagode, pop e até rock, em uma área de shows com capacidade para cerca de 20 mil pessoas. O arraiá ainda conta com um parque de diversões com dezenas de brinquedos e uma área dedicada ao churrasco.

Veja Também  Barbara Tellini: Físico + técnica

Uma boa opção de acomodação é o Novotel Sorocaba, que oferece café da manhã incluído e todo o conforto para o descanso pós shows.

Aracaju, em Sergipe

A capital sergipana oferece uma festa junina animada e cheia de tradição. O Forró Caju é o principal arraiá da cidade e reúne uma programação cultural diversificada, com apresentações de quadrilhas, shows de artistas locais e nacionais, além de uma ampla variedade de comidas típicas. Serão sete dias de evento, entre 23 e 29 de junho, na Praça de Eventos do Mercado, no Centro, com grandes nomes da música, artistas sergipanos e nacionais. Por dia, passam cerca de 150 mil pessoas na festa.

Os viajantes podem se hospedar na Pousada Vila Aju, com decoração temática do Nordeste.

 

Confesso que, mesmo tendo parentes próximos no Nordeste nunca fui nesta época do ano para aproveitar as festas de São João. Deve ser porque eu não levo jeito para o forró, hahaha. Mas ainda me sobraria os quitutes deliciosos… é o que eu sempre falo: motivos para viajar não faltam, nunca.

Então um beijo e até o próximo Check-in da Lau.

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens:  Booking.com

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens