Inteligência artificial para planejar viagens?

 Oie, tudo bem por aí?

Será que a AI já chegou no turismo e agora vamos usar a Inteligência Artificial para fazer roteiros e ajudar no planejamento de viagens? Pelo menos para a geração Z, parece que sim.

Os conhecidos como Gen Z, são aqueles nascidos entre meados de 1990 até aproximadamente 2010 e por tanto cresceram em um mundo digital e estão constantemente conectados através de dispositivos móveis e redes sociais.

Além disso, são idealistas e valorizam as questões sociais e ambientais, buscando experiências que não apenas os envolvam, mas também contribuam para o bem-estar do planeta e das comunidades locais.

O tempo passou e a Gen Z está crescendo, se tornando um público significativo de viajantes, moldando as tendências do turismo global de maneiras inovadoras. Desde a preferência por experiências autênticas até o uso criativo da tecnologia.

Nascidos na Era da Internet, essa geração cresceu em um mundo altamente digitalizado, onde a tecnologia e as mídias sociais desempenham papéis centrais em suas vidas. Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que 61% dos viajantes brasileiros da geração Z se utilizam de redes sociais para reunir ideias e inspiração para viajar, seguidos dos bons e velhos conselhos de familiares e amigos (51%).

Além disso, 60% desses viajantes gostariam que as hospedagens lhe oferecessem gratuitamente Smart TV e serviços de streaming, mostrando como a Geração Z está sempre conectada e valoriza a flexibilidade e a conveniência, mesmo durante as viagens. E metade dos viajantes brasileiros da Gen Z provavelmente utilizarão ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens.

Em relação à companhia, 61% dos viajantes da Gen Z brasileiros planejam viajar com membros da família, 50% com parceiro(a) e 46% com os pais. O fato de que uma porcentagem significativa planeja viajar com membros da família demonstra o forte valor que essa geração atribui às conexões pessoais e familiares.

Veja Também  Laura Lima: Como amenizar os sintomas do jet lag

A pesquisa também revelou que 58% dos viajantes brasileiros da GenZ planejam fazer uma viagem para a praia e 35% planejam uma viagem para a natureza, aproveitando o momento para visitar parques, lagoas, e observar o céu. A preferência por viagens à praia e perto da natureza reflete o desejo da Geração Z por momentos de relaxamento, aventura e a preocupação crescente dessa geração com o meio ambiente e o bem-estar, buscando escapar da agitação urbana e se reconectar com a natureza.

Pegando carona nesta tendencia do turismo, de usar a inteligência artificial na hora de viajar e estão investindo em ferramentas que auxiliam os viajantes. É o caso do aplicativo Trips, do Tripadvisor, que promete criar roteiros personalizados.

A ideia é usar insights humanos de mais um bilhão de avaliações e opiniões de mais de oito milhões de empresas listadas no Tripadvisor e fornecer orientações em poucos segundos para o viajante que compartilhar a data e o destino. Saiba mais clicando aqui

O questionamento, sempre que uma tecnologia aparece, é sobre a participação humana no processo. Eu sou otimista e defendo sempre que existe publico para todos os tipos de viajantes. Desde o que adora pesquisar sozinho ou com a ajuda de um agente de viagem até o que resolve tudo sem o contato humano.

Entretanto toda tecnologia usada neste caso, acaba sendo aplicada para conhecer novos lugares e pessoas, inclusive.

Então, o uso da AI para auxiliar no planejamento de viagens é mais uma ferramenta para agregar.

Um beijo e até o próximo Check-in da Lau.

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens