Laura Lima: A verdade sobre o transporte público em Los Angeles

Oie, tudo bem por aí?

Turista que é turista de verdade passa perrengue e anda de transporte público. Concorda comigo?

Mesmo em tempos de carros por aplicativos, que sem dúvida vieram para facilitar nossa vida, o velho e bom ônibus ou metrô ainda faz parte do roteiro de qualquer viajante. Eu mesma não abro mão disso, acho que faz parte da imersão na cultura local e na maioria das vezes é mais econômico.

Quando comecei a pesquisar sobre Los Angeles, principalmente conversando com amigos que já conheciam a cidade, ouvi e encontrei muito: “Não dá para andar de ônibus em LA” ou “o transporte público aqui não existe” e principalmente “alugue um carro é a melhor opção”

Entretanto com uma viagem internacional planejada com menos de 3 meses (assunto do post de 25 de fevereiro “Como planejar uma viagem internacional de última hora”) ficou inviável financeiramente mesmo, sair do Brasil já com um veículo de alugado para 10 dias de viagem.

E, afinal de contas Los Angeles não é um vilarejo, é uma cidade com quase 4 milhões de habitantes (dados de 2019) e com 241 anos, não poderia ser tão precária em termos de locomoção.

Na verdade LA, é como a cidade de São Paulo: muito grande e pontos turísticos espalhados por toda sua extensão. Então, é injusto comparar a rede de transporte, principalmente de Metrô com outras cidades dos Estados Unidos, como Nova York, por exemplo. A verdade é que até mesmo os locais evitam usar essa alternativa, e acabam congestionando as tradicionais “freeways” (estradas sem pedágios). O que deixa a fama de tráfego ainda mais caótico. O curioso é que um amigo jornalista, que mora em Los Angeles há 20 anos, nunca andou de Metro. Claro que cada caso é um caso, mas não deixa de ser um fato interessante que só reforça a má reputação da cidade.

Mas a verdade sobre o transporte público em Los Angeles não é tão ruim assim. Apesar do baixo número de linhas de metrô, existem ainda mais de 200 linhas de ônibus que cobrem quase que 100% das vias da cidade. Facilitando a vida do turista, que pode esquecer os passeios a pé. Em Los Angeles a distância entre os pontos turísticos é realmente assustadora.

Nesta passagem pela cidade pude experimentar de tudo um pouco: carona, carro de aplicativo, automóvel alugado e muito transporte público. Sim caro leitor. Na verdade, andei até de limusine, serviço muito utilizado pela indústria do cinema (assunto para um café, alguém aceita?!).  Então, se você está pesquisando sobre o assunto, garanto que você chega em quase todos os lugares como um velho o bom turista, de transporte público.

Antes mesmo de sair do Brasil verifique se seu hotel disponibiliza transporte gratuito do aeroporto. Porque a tarifa de veículos por aplicativo é fixa em $40,00. Nossa primeira hospedagem, o Hyatt Place El Segundo, fica bem próximo e tivemos a sorte de descobrir uma linha de Metro bem na frente do hotel. Com uma estação a menos de dois quarteirões, a Mariposa Station, foi a responsável por nos levar a Venice Beach, Pier de Santa Mônica e Hollywood. Com algumas baldeações, mas chega.

Na verdade, a linha funciona como um Monotrilho, em quase todo o trajeto. Perfeito para curtir a mudança nos estilos de bairros, uns mais pobres, outros nem tanto. Confesso que a linha que pegamos para chegar até a Calçada da Fama – subterrânea – me lembrou um filme de terror: com trens antigos, sem manutenção e sujo. E, não se assuste com os moradores de ruas, que dormem no transporte e transitam com seus cobertores e sacolas nas tradicionais – e baratas – redes de hamburguês da cidade. A dica é não se incomodar, porque eles não fazem mal a ninguém.

Outra curiosidade sobre o transporte púbico em Los Angeles é sobre as linhas de ônibus. Também chamadas de Metrô, quase sempre fazem trajetos lineares, ou seja, circulam apenas em grandes avenidas, chamadas de Boulevards, indo e voltando pelo mesmo caminho.

Valores dos transportes em Los Angeles – preços em dólares

Alguém de automóvel: 6 diárias por $ 465 (Decolar)

Carro de aplicativo: média de $20,00 distâncias pequenas

Passagem de ônibus: $1,75

Ticket de metrô: $7,00 para o dia todo (pagamos metade, devido a uma promoção) mais $1,75 pelo cartão (valor pago uma única vez)

Não esqueça de colocar no orçamento do aluguel de carro valores de combustível, estacionamento das hospedagens e em espaços públicos.

Então, a verdade sobre o transporte público em Los Angeles é que não é impossível turistar usando metro ou ônibus. Com um pouco de planejamento, paciência e tempo – porque as distancias são grandes – você consegue sim se locomover desta forma na cidade. E, se acontecer de se perder, pegando o ônibus errado, bem no dia em que tem ingresso com horário marcado, é só usar o aplicativo para pedir um carro. A dica é baixar o app local Lyt, com tarifas mais econômicas do que mundial Uber.

Um beijo e até o próximo Check-in da Lau, em Las Vegas.

Espero você.

Laura Lima

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Arquivo pessoal da Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens