Oie, tudo bem por aí?!
Confesso que com o avanço da vacinação aqui em São Paulo, já estou pensando em viagens internacionais… e viajar de avião é tudo de bom, não é mesmo?!
Entretanto, o mal-estar causado pela troca do fuso horário em viagens longas não é legal. Esse desconforto físico é o famoso jet lag, que pode causar alterações no sono, irritabilidade, mal-estar, enjoo e até dores de cabeça.
Minha experiência
Admito que não tenho os piores sintomas, como enjoos e dores de cabeça. Mas com certeza meu sono fica alterado e é bem provável que eu fique irritada por conta disso.
Normalmente, durante o voo, não consigo dormir bem – coisa de classe econômica. Isso acontece mais na ida, por conta da ansiedade de chegar ao destino.
Então, prefiro não marcar nada importante no roteiro para o dia da chegada. Gosto mesmo de fazer o check-in no hotel com calma, tomar uma ducha e dar uma volta pelas redondezas.
Dormir logo que chegar ao destino internacional, para tentar repor as longas horas de voo, não é a melhor opção. Primeiro porque só piora os sintomas do jet lag, demorando ainda mais para o corpo de adaptar ao novo horário e depois – e mais importante – você deixa de turistar na cidade.
Dicas úteis para evitar ou amenizar os problemas jet lag:
Durma bem antes de viajar
Eu sei que ansiedade é grande, eu mesma acordo de hora em hora, com medo de perder o horário. Mas confie no despertador e se prepare para dormir com um banho relaxante, meditação e até uma xícara de leite morno com canela. O importante é deixar a sua rotina de sono o mais “normal” possível.
Adapte-se ao horário local do destino
Essa dica é a que acho mais complicada. Mas se puder, dias antes da viagem, faça pequenas mudanças no seu dia a dia. Como por exemplo: dormir e acordar mais cedo, assim o relógio biológico já vai se acostumando.
Evite bebidas alcoólicas durante o voo.
Se você me conhece deve estar achando essa dica estranha, mas eu sempre busco o equilíbrio na vida.
Isso quer dizer que tomar uma ou duas tacinhas de vinho podem te ajudar a relaxar e diminuir a ansiedade. Funciona para mim. Veja o que é melhor para você.
Na minha 2ª viagem internacional, com a 1º parada em Barcelona, meu voo foi péssimo. Isso porque exagerei no café, e claro, não consegui dormir, nem relaxar. Nunca esquecerei a comissária de bordo e seu sotaque asiático: “Coffee, tea?” repetindo toda vez que passava pelo corredor.
Faça refeições leves
Essa dica vale para o dia anterior e para durante o voo. Além dos benefícios de uma alimentação saudável ninguém quer correr o risco ter um “piriri” durante a viagem ou assim que chegar ao destino.
Alterne períodos sentados e em pé no avião.
Lembre-se, de tempos em tempos, fazer um alongamento, coisa simples: esticando braços e pernas. Vale aquela ida ao banheiro ou para bater um papo com os comissários.
Ajuste seu relógio
Assim que entrar no avião mude o horário do seu relógio para o horário local do destino. Pode parecer bobagem, mas ao fazer isso seu cérebro já vai se acostumando com o novo horário.
Dica bônus da Lau
Existem massagem especiais para aliviar os desconfortos do jet lag. Vale procurar no seu destino. As vezes o próprio hotel pode oferecer esse serviço. Você vai me agradecer depois.
Com essas dicas simples o risco de sofrer tanto com os sintomas do jet lag será menor. Aí, é só aproveitar a viagem.
Laura Moura Lima
Check in da Lau
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Freepik
Imagem 02: Arquivo pessoal da Colunista