Olá amigos e queridos seguidores do Portal do Andreoli! 2019 está chegando ao fim, e assim como nas edições dos anos passados, chegou a hora de escolher os dez melhores filmes do ano que está acabando, cujas resenhas eu publiquei aqui no Portal do Andreoli ao longo do ano.
Neste ano, foram 104 filmes avaliados em minha coluna aqui no Portal, sempre às terças e sextas-feiras. Foi um ano de muitos acessos e grande reconhecimento para a coluna e para o Portal, e por isso deixo meus mais sinceros agradecimentos.
Lembrando que neste TOP 10, tratam-se somente de filmes cujas críticas foram publicadas aqui no Portal do Andreoli, então talvez um ou outro bom filme do ano fique de fora, afinal, são publicadas aqui duas críticas por semana, e não dá para cobrir todos os lançamentos do ano. Mas garanto para vocês que meu TOP 10 não fica devendo nada para o de nenhum outro veículo.
Obs.: Para ler as críticas na íntegra aqui no Portal do Andreoli, basta clicar nos títulos dos filmes.
Começando…
10° – ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD (ONCE UPON A TIME IN HOLLYWOOD) – Dir. Quentin Tarantino
Era Uma Vez em Hollywood é uma implacável fantasia bem ao estilo que Tarantino tem trabalhado em seus projetos mais recentes, e que apresenta uma sensacional química entre seus protagonistas, além de ser apoiada em longos e numerosos diálogos que são a cara de seu diretor.
09° – MIDSOMMAR: O MAL NÃO ESPERA A NOITE (MIDSOMMAR) – Dir. Ari Aster
Midsommar tem a mesma atmosfera macabra do primeiro trabalho de seu diretor, mas carrega um punch totalmente diferente. O fato de grande parte de sua narrativa ser situada em pleno campo aberto não torna o filme menos claustrofóbico, pelo contrário, o público passa a temer a vastidão, as inúmeras possibilidades de horror que pairam sorrateiras em cada centímetro do filme.
08° – NÓS (US) – Dir. Jordan Peele
Nós é um impressionante e incrivelmente bem concebido segundo filme do agora mestre do horror Jordan Peele. Trata-se de um filme feito para dizimar as barreiras do gênero e dividir opiniões. Sua natureza pode até ser propositalmente vaga, mas a produção traz uma coleção de imagens que já entram na galeria das mais marcantes da história do cinema de horror.
07° – READY OR NOT – Dir. Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett
Ready or Not é a melhor comédia de terror (o famoso “terrir”) que eu vejo em anos. Morbidamente engraçado, e recheado de baldes e baldes de gore que irão agradar aos fãs mais hardcore do gênero, Ready or Not coloca a equipe de cineastas conhecida como Radio Silence definitivamente no mapa, enquanto que sua estrela, a estonteante Samara Weaving, também ganha acesso à galeria dos nomes mais promissores do cinema atual.
06° – HISTÓRIA DE UM CASAMENTO (MARRIAGE STORY) – Dir. Noah Baumbach
O potente e devastador drama da Netflix, História de um Casamento, carrega elementos que imediatamente remetem ao sólido drama Kramer Vs Kramer, que em 2019 completa 40 anos de seu lançamento. Contudo, o filme de Baumbach consegue ser ainda mais duro e impiedoso com seu espectador.
05° – 1917 – Dir. Sam Mendes
1917 é um exemplo perfeito do ofício cinematográfico, que merece e deve ser visto na melhor sala de cinema da sua cidade. Aliás, creio que nem mesmo a melhor dentre as melhores salas de cinema será capaz de fazer justiça ao feito absolutamente fenomenal realizado por Mendes.
04° – CORINGA (JOKER) – Dir. Todd Phillips
Coringa é bom o suficiente para ser perigoso, e ambíguo o suficiente para causar um rebuliço moral dentro do espectador. Phillips e Phoenix colocam o mundo de ponta-cabeça e levam todos à loucura no processo. Para o bem e para o mal, é exatamente o filme que o Coringa gostaria de ver.
https://www.youtube.com/watch?v=-_DJEzZk2pc
03° – PARASITA (PARASITE) – Dir. Joon-ho Bong
Falar qualquer coisa sobre o filme arruinaria as geniais reviravoltas que Joon-ho criou neste Parasita. De uma perspectiva da narrativa, elas são nada menos do que soberbas, mas não pela maneira com que elas tecnicamente movem a história adiante, mas sim pelo modo com que Joon-ho ataca as convenções familiares e as diferenças sociais e econômicas de seu país.
02° – JOIAS BRUTAS (UNCUT GEMS) – Dir. Josh e Benny Safdie
Joias Brutas se destaca como um detalhado estudo de personagem apoiado na melhor performance da carreira de Sandler. Os irmãos Safdie conseguiram construir uma experiência cinematográfica completa; uma crítica afiada e certeira ao “Sonho Americano” que consiste em um seco retrato da assimilação judaica no século XXI.
01° – O IRLANDÊS (THE IRISHMAN) – Dir. Martin Scorsese
O Irlandês mostra um Scorsese mais vintage, clássico. Que utiliza movimentos de câmera sinuosos, ocasionalmente quebrando a quarta parede com monólogos, um humor bem ao estilo dos filmes de máfia do cineasta e explosões de súbita ternura e violência casual. E sua meia hora final arranca algo ainda mais profundo das entranhas do diretor: momentos de reflexão, pinceladas de arrependimento e preocupações sobre oportunidades desperdiçadas. Já nasce clássico.
É isso aí, galera. Espero que tenham gostado deste TOP 10, e fiquem à vontade para curtir, compartilhar e comentar sobre minhas escolhas. Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos e nos vemos em 2020, sempre com as maiores novidades do cinema aqui no Portal do Andreoli!