Os campeonatos europeus e o Brasileirão da Série A, nesta semana, não jogos oficiais. Isso porque estamos na Data Fifa para o duelo de seleções ao redor do mundo. Além disso, as Paralimpíadas também estão no foco do jornalismo esportivo diário, com o Brasil mostrando ser uma potência na categoria e segue firma e forte lutando para ser top-3 em Paris.
Dentro das quatro linhas, a Europa, por exemplo, depois de ver a Espanha levar sua quarta Eurocopa (2024/2012/2008/1968) – virando a maior campeã do torneio, deixando a Alemanha para trás com três, inclusive eliminando as anfitriãs no caminho, voltam a campo nesses próximos dias. Afinal, o continente dará início a nova Nations League, onde teremos também os alemães, além de Itália, Inglaterra, França, Croácia, Noruega, de Haaland, jogando as duas primeiras rodadas do torneio.
Outro continente que apostou em um mesmo estilo de competição para deixar mais atrativas essas datas separadas para as seleções foi a América Central. Com isso, vamos ter duelos da Concacaf Nations nesta e na outra semana, sem a presença dos países-sede da Copa do Mundo de 2026, casos de EUA, México e Canadá. Enquanto isso, no continente africano a tradicionalíssima Copa Africana de Nações, que tem atualmente a Costa Marfim, como campeã, inicia suas eliminatórias para a próxima edição que será realizada no Marrocos, em 2025.
Nos casos da Ásia e da América do Sul, os jogos na Data Fifa serão válidos pelas eliminatórias para o Mundial que será realizado daqui dois anos com 48 seleções – será a primeira vez com estes moldes. O Brasil, por exemplo, que disputou e foi eliminado pelo Uruguai, na Copa América, terá Dorival Júnior estreando nesta fase classificatória, a qual, a seleção brasileira está em sexto lugar. No último jogo, há dez meses, sofreu um revés em casa para a Argentina, com confusão na arquibancada e a demissão de Fernando Diniz, do cargo.
Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), e William (Cruzeiro) são as grandes novidades da convocação. Ainda temos os retornos do centroavante Pedro (Flamengo) – desde a Copa do Mundo 2022 não era chamado e de Lucas Moura (São Paulo), que substitui o machucado Savinho (Manchester City) e representará o Brasil após seis anos. As partidas nesse início de setembro serão contra o Equador (6/9) em Curitiba e em Assunção, diante do Paraguai, no dia 10.
NFL no Brasil
Nesta sexta-feira (6), a partir de 21h15, a Neo Química Arena, estádio do Corinthians, sediará o primeiro jogo de futebol americano no Brasil. Uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, mais uma vez marca sua história no ranking de eventos esportivos.
O confronto será entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, válido pela semana 1 do torneio. A nova temporada terá sua abertura hoje à noite entre Baltimore Ravens e Kansas City Chiefs – atuais bicampeões do Super Bowl, no Arrowhead Stadium. No âmbito internacional, além do Brasil, a Alemanha (Munique) e Inglaterra (Londres), terão o gostinho de receber jogos da liga mais valiosa do mundo na temporada 2024/25.
Há quase 20 anos foi onde tudo começou para o nosso país poder sonhar com um jogo de NFL. No México, em 2005, no estádio Azteca, onde vimos o Brasil se tornar tricampeão mundial de futebol, em 1970, foi palco do duelo entre Arizona Cardinals e San Francisco 49ers, com a vitória dos Cardinals por 31 a 15, e um saldo positivo para um caminho sem volta para a expansão internacional diante da globalização.
Uma resposta