Olá! Hoje, quero homenagear a ex-atleta Isabel Salgado ou Isabel do vôlei, um dos ícones do vôlei brasileiro. Ela foi uma das maiores atletas do esporte do país. A ex-jodadora disputou duas Olimpíadas – Moscou 1980 e Los Angeles 1984, no vôlei de quadra e depois, no início dos anos 1990, migrou para o vôlei de praia, em que foi uma das pioneiras mundiais da modalidade.
Referência no vôlei brasileiro, Isabel fez parte da seleção feminina de vôlei. Ao lado de Vera Mossa e Jaqueline, a equipe foi a primeira da história do país a disputar grandes competições. A medalha de bronze veio nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. Foi, também, a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar numa liga estrangeira, na Itália, em 1980, no Modena.
Foi responsável por popularizar o vôlei de praia, no início dos anos 1990, esporte viria a estrear no programa olímpico em Atlanta 1996, Isabel migrou de modalidade. Jogou diversas etapas do Circuito Mundial e brasileiro entre 1993 e 2001, inclusive com ouro na etapa de Miami, nos EUA, em 1994.
Infelizmente, essa semana o vôlei perdeu Isabel. A ex-jogadora, que tinha 62 anos, morreu vítima de uma pneumonia, gerada por infecção bacteriana. A ex-atleta deixa cinco filhos, três deles seguiram a carreira vitoriosa da mãe e jogam vôlei profissional. Maria Clara, Pedro Solberg, Carol Solberg, atletas de vôlei de praia, herdaram a paixão da mãe pelo esporte.
A Isabel ajudou a abrir as portas do vôlei feminino e assumiu papel importante para novas gerações de mulheres no esporte dentro e fora das quadras. A Isabel do vôlei se foi embora cedo demais.
É isso, a gente sempre vai se encontrar por aqui.
Não se esqueçam aqui a gente se Comunika sobre esportes.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Veja Rio
Imagem 02: Yahoo Esportes
Imagem 03: Tânia Rêgo/Agência Brasil