Olá! Essa semana, tive a oportunidade de assistir as classificatórias regionais na modalidade de Handebol para os JUBs – Jogos Universitários Brasileiros 2022. Isso foi revigorante, ao ver jovens que encontraram no esporte, uma forma de se profissionalizar. Esta será a 69ª edição da Competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL/DF), com apoio do Ministério da Cidadania.
Em muitas modalidades, as competições universitárias são fundamentais para o desenvolvimento de jovens atletas, sendo muitas vezes considerado como uma categoria de base. Além disso, proporciona uma formação aos atletas, também gera muitas possibilidades àqueles que não optarem por seguir uma carreira de atleta.
Nos EUA, as competições universitárias estão vinculadas a cultura do país, tendo em vista que bolsas esportivas para universidades são as principais portas de acesso àqueles com pouca condição de arcar com os altos custos das universidades.
Diferente do que ocorre no Futebol, aqui no Brasil, onde as categorias de Base são responsáveis pela formação inicial do atleta. Nos EUA, esta atribuição, muitas vezes, passa a ser das competições Escolares e Universitárias. Isso promove mais publicidade as competições e consequentemente mais investimento.
Os JUBs são considerados uma grande festa, no meio dos jovens atletas, principalmente pela grande festa de abertura. Esta edição será ainda mais estruturada que a anterior. Além disso, esse ano, os jogos serão realizados na capital do país, como no ano passado, e ocorrerá de 18 a 25 de setembro.
É isso! Contagem regressiva para este evento, faltam menos de 30 dias para começar.
Não se esqueçam aqui a gente se Comunika sobre esportes.
Nika Pereira
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: CBDU