Mais de um ano se passou desde o começo da pandemia, um período de incertezas e reflexões, medos, mas também mudanças benéficas.
Apesar de estarmos fechados dentro de pequenos núcleos e dificilmente compartilharmos esses novos impactos podemos separar alguns deles em grupos maiores que falarei logo abaixo.
Novas experiências na educação
Inúmeros pais puderam perceber os impactos que o ensino remoto teve no aprendizado de seus filhos. Tanto que o reforço escolar se tornou uma atividade ainda mais comum seja através dos próprios pais ou de profissionais da área.
Isso reforçou a importância da proximidade que deve existir entre pais e escola em relação a educação futura.
Finanças domésticas
Uma interrupção em massa nos planejamentos domésticos ocorreu nesse período, e em muitos casos podemos afirmar que foi traumático esse momento, entretanto, por conta disso podemos também nos por a refletir sobre o que vínhamos fazendo de forma certa ou errada dentro desses antigos planejamentos.
Algo que ajuda a ter essa noção de forma mais clara é colocar em prática um dos conceitos que citei na coluna “Desacelerar hoje para garantir que os sonhos aconteçam”, o do Orçamento base Zero, em que nos propomos a refazer todo o orçamento a partir do zero, reconciliando, readequando e excluindo supérfluos, passando a gora a te ainda assim algum conforto mas ajustado a realidade do momento.
Ainda falando sobre despesas, mas de modo mais geral, podemos ver que enquanto os gastos com experiências externas, como passeios e viagens reduziram bastante, os gastos domésticos com energia, mercado e internet tiveram um aumento significativo.
Planejamentos financeiros pessoais e familiares
A medida que os planejamentos foram sendo revisados durante a pandemia, pudemos ver viagens sendo adiadas e carros deixando de serem trocados tudo pela sensação de incerteza gerada. Como consequência disso, acredito que ao menor sinal de normalização e estabilidade passaremos a viver uma etapa com altos níveis de demandas afim de compensar esses pontos.
Aplicações
Com todo o período da crise se desenrolando podemos evidenciar também a importância de ter uma estratégia de investimentos bem definida, baseada em fundamentos sólidos, como o balanceamento das carteiras ou as análises gráficas/fundamentalistas, e não em compras de varejo. Nesse momento em que a poeira começa a abaixar podemos ver que quem seguiu alguma estratégia sofreu perdas menos significativas, realizando menos prejuízos.
Conclusão
De fato, tivemos impactos da pandemia em nossas vidas nos mais variados campos, por isso a proposta da coluna de hoje foi enfatizar que todos estamos sujeitos a mesmas variações, sejam em maior ou menor gral.
Por isso devemos seguir cuidando das nossas famílias, da nossa saúde, física, mental e financeira, dos nossos relacionamentos pois assim conseguiremos sair desse momento mais fortes!
Fiquem ligados acompanhando o nosso Portal, curtam o Canal do Andreoli: youtube.com/canaldoandreoli e também nossas redes sociais para não perder nada, pois continuarei semanalmente destrinchando o mercado.
Aqui deixo o convite para seguirem também meu Instagram “@pedrosena.invest”, em breve teremos conteúdos lá também.
Pedro Sena
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Gonext