Reposição hormonal na menopausa

Reposição hormonal na menopausa
Créditos: Dr. André vinicius

Muitas mulheres me perguntam se é necessário realizar reposição hormonal na menopausa, por isso hoje eu vou explicar de forma simplificada como agir nessa fase que fará parte do ciclo de vida de todas as mulheres.

O que é menopausa?

   Existe uma fase na vida da mulher chamada climatério, que é o período de transição entre a vida reprodutiva e não reprodutiva. Nesta fase, há decréscimo gradual dos hormônios sexuais femininos – progesterona e estrogênio, acarretando em várias consequências.

   A menstruação começará a ficar desregulada (ficará ausente em alguns meses e em outros não), até que cessará. Quando a mulher completa um ano sem menstruar, dizemos que ela entrou na menopausa.

Quais são os sintomas?

   Os principais sintomas da menopausa são fogachos (calorões), insônia, alterações de humor, falta de memória e concentração, falta de libido, secura vaginal, falta de disposição, pele seca e queda de cabelos.

É necessário fazer reposição hormonal?

   Antes de falarmos da necessidade, vamos saber qual a função dos dois hormônios femininos:

   A progesterona contribui para a regulação do ciclo menstrual, desencadeando mudanças no muco cervical e na temperatura basal do corpo.

   Durante a gravidez, a progesterona é vital para sustentar a gestação, inibindo contrações uterinas precoces e promovendo o desenvolvimento adequado do feto.  

    O estrogênio exerce influência sobre o metabolismo ósseo, protegendo contra a perda de densidade mineral durante a vida adulta. Essa proteção é vital para prevenir condições como a osteoporose, uma doença que resulta na fragilização dos ossos e aumenta o risco de fraturas.

    Além disso, o estrogênio apresenta efeitos benéficos sobre a saúde cardiovascular, a libido e a pele. A pele, por exemplo, é beneficiada pela produção de colágeno, que é influenciada positivamente pelos níveis adequados de estrogênio.

Veja Também  Musculação e envelhecimento saudável

    Portanto, mesmo que a mulher não tenha sintomas na menopausa, é necessário realizar um check-up anual junto ao seu médico para saber se essa ausência de hormônios não está acarretando “manifestações silenciosas”.

  

Em resumo: a necessidade de reposição hormonal na menopausa dependerá da presença de sintomas ou da necessidade de prevenção/tratamento de doenças desencadeadas pela ausência dos hormônios.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens