Michelle Figueiredo: Berlim, a bela capital da Alemanha

Berlim é ao mesmo tempo empolgante, emocionante e apaixonante. É que a capital da Alemanha é uma aula de história mundial e não apenas nos livros e nos museus, mas nas ruas, casas, e no contato com a população.

Além disso, a cidade proporciona às turistas, paisagens lindas, construções históricas, pontos turísticos modernos e muita coisa para fazer. Por conta da sua localização na Europa Central, Berlim fica lindíssima em qualquer estação do ano.

No final do século XIX e até aos anos quarenta do século passado, Berlim foi a grande metrópole europeia com tanto prestígio como Paris. A II Grande Guerra fez com que ficasse partida ao meio, o que fez com que perdesse parte da sua fama. Agora, com a Alemanha reunificada, Berlim é de novo a capital da grande Alemanha e o centro da Europa.

Berlim é um dos destinos turísticos alemães preferidos quer por parte de alemães, de europeus ou de pessoas de qualquer outro continente. O seu nome tem magia ligado ao fato de inúmeras vezes, ter sido palco da História: foi capital da Prússia e do Império Alemão, foi dividida depois da guerra, centro das atenções mundiais durante o bloqueio dos soviéticos em 1948 e durante a queda do muro em 09 de Novembro de 1989.

Vista área de Berlin da Cathedral

Os acontecimentos culturais dominam a vida da cidade, que conta com três salas de ópera e inúmeras salas de teatro. Entre as mais famosas estão o “Schaubühne” na Praça Lehniner, o “Deutsches Theater”, o “Berliner Ensemble” assim como o “Maxim-Gorki Theater”.

Porém, para conhecer Berlim, como, aliás, qualquer outra cidade, o melhor é andar a pé. Comece o seu passeio no bairro Nicolau, com as suas casas antigas e no meio do qual se ergue a Câmara Municipal, conhecida por “a Câmara Vermelha” Rotes Rathaus por ter sido construída em tijolo vermelho; vá até à famosa Alexanderplatz no meio da qual se ergue a torre de televisão Fernsehturm de 365 metros, acabada de construir em 1969, encima da qual existe um restaurante e uma plataforma panorâmica.

Alexander Platz com sua famosa torre de televisão / restaurante com vista panorâmica

Visite East Side Galllery antigo muro de Berlim pintado por artes, Brandenburg Tor, Berlin Cathedral e o famoso Reichtag parlamento alemão.

East Side Gallery / Parte do antigo Muro de Berlim que virou Galeria de Artes

Não deixe de fazer um turismo referente á II Guerra Mundial. Visite nas imediações de Berlim o campo de concentração Sachsenhausen, a ex-sede da Gestapo ou Topografia do horror, antigo prédio da Luftwaffe , que era a força  aérea nazista ( Atual Sede Financeira do Governo Alemão).

Para quem não sabe a atual Lufthansa um das melhores cias aéreas do mundo, um dia foi a Luftwaffe.

Antiga sede da Luftwaffe / atual sede das organizações financeiras da Alemanha

Visite também o local onde ficava o Füherbunker (bunker de Hitler), monumento em homenagem aos judeus.

Füherbunker / local onde se encontra o Bunker de Hitler embaixo dessa área

Enfim, desfrute de tudo que esta bela metrópole pode oferecer.

Brandenburg Tor

 

Breve histórico da cidade de Berlim

1237: primeiros documentos a referirem Berlim datam deste ano.
1486: Berlim é escolhida como residência oficial do Príncipe-eleitor de Brandemburgo.
1709: A cidade é escolhida como residência oficial da realeza da Prússia.
1740: Subida ao trono de Frederico, o Grande. Berlim ganha o estatuto de capital europeia.
1871: Berlim torna-se capital do Reich (Império) Alemão.
1936: XI Jogos Olímpicos de Verão.
1938: 09 de Novembro: Noite de Cristal.
1945: Berlim é dividida e controlada pelas quatro forças aliadas (EUA, Grã-Bretanha, França e União Soviética); três anos mais tarde, a União Soviética termina a cooperação com as outras forças de ocupação, dando início a um bloqueio que dura onze meses. Divisão política entre Berlim leste e oeste.
1953: 17 de Junho levantamento nacional dos habitantes de Berlim Leste e de toda a Alemanha ocupada pelos soviéticos.
1961: 13 de Agosto: construção do muro para dividir a parte ocidental da parte oriental de Berlim.
1989: 09 de Novembro: queda do Muro de Berlim. Início da transição da passagem da República Democrática da Alemanha para a República Federal da Alemanha.
1990: 03 de Outubro – Dia da Reunificação das duas Alemanhas.
1990: 02 de Dezembro – primeiras eleições municipais conjuntas em 40 anos.
1991: 20 de Junho – Berlim torna-se de novo capital da Alemanha.

Museu Gestapo / topografia dos horrores

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagens: Arquivos pessoais da colunista

2 respostas

  1. Esplêndido… Inigualável… Um relato de uma verdadeira viagem .a Alemanha . Sonho de tantas outras pessoas….mas que não deixem em sonhos, realizem suas viagens conheçam o Mundo, como fez a colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens