Do 10 ao 1. Agora somos o país do goleiro mais caro do mundo.
Pelé, Rivellino, Gerson, Zico, Kaká, Rivaldo, e também Neymar, claro. Somos o país que fez da camisa 10 uma referência mundial.
O país do drible, da habilidade, dos gols, quem diria, tem o goleiro mais caro do mundo. O nosso futebol, queiram ou não, está diferente.
Primeiro foram nossos jogadores de habilidade a ganhar espaço no exterior. Me lembro de Zico, reverenciado até hoje no Japão.
De Careca na Itália.
E por aí….. Também tivemos jogadores clássicos do meio campo. Como o rei de Roma, Paulo Roberto Falcão. Os zagueiros também foram ganhando espaço. Mas nossos goleiros ….. isso demorou um pouquinho. Agora, reescrevemos a história. Devagarinho. Do nosso jeito.
O Brasil que já teve os melhores do mundo como Kaká, Ronaldinho Gaucho, Ronaldo fenômeno. O Brasil de Romário também é o brasileiro da meta, lá fora.
Alisson, titular da seleção brasileira, foi negociado com o Liverpool da Inglaterra e tornou-se o goleiro mais caro do futebol mundial. Da para acreditar que o país da habilidade ia ganhar as manchetes com um goleiro ?
O valor para tirá-lo da Roma? 278 milhões de reais fixos. Mais 44 milhões de reais variáveis de acordo com o clube italiano. Transformando tudo em euro, Alisson é agora o arqueiro mais caro do mundo.
O valor do negócio com o goleiro gaúcho: 62 milhões e meio de euros. Buffon quase 53 milhões de euros quando deixou o Parma para defender a Juventus. Hoje está no PSG. Ederson, outro brasileiro, 40 milhões de euros quando saiu do Benfica para o Manchester City . O alemão Manuel Neuer, 30 milhões de euros do Schalke 04 para o Bayer de Munique.
A imprensa italiana especula que o salário de Allison na Inglaterra sera em torno de 5 milhões de euros por ano. O Liverpool abre as portas a Alisson ao mesmo tempo que estampa insegurança com o alemão Karius . Na final da Liga dos Campões o alemão falhou decisivamente abrindo caminho para o título do Real Madrid. Lição: goleiro não pode falhar.
Alisson vive um momento extremamente positivo, mesmo com o tropeço brasileiro na Rússia.
E essa transferência milionária talvez coloque fim à muitos críticos que não o querem como titular da seleção brasileira. Afinal, não foi por acaso que ele se tornou o goleiro mais caro do planeta.
O mundo está de olho em Alisson. E a gente tentando entender como o futebol da habilidade e dos gols virou o futebol do goleiro mais valorizado do planeta.