Muita gente sabe que o Brasil tem enormes reservas de minério de ferro, que é matéria básica para a fabricação de perfis metálicos de diversos tipos. Pois bem, seria justo pensar que, com tanto minério assim, a estrutura metálica no Brasil tivesse uma aplicação bastante difundida. Mas, se espante, não é assim.
Devido ao nosso mercado e mão de obra disponíveis e pela tradição da preferência do público, as estruturas de concreto, com vedações de alvenaria ainda são a enorme parcela das construções que encontramos quando se trata de metodologia executiva.
Quem me conhece sabe que sou calculista de estruturas, e minha atuação nas estruturas de concreto superam, e muito, os projetos em estrutura metálica, então me senti … como assim dizer… inclinado a defender com mais entusiasmo o uso deste tipo de estrutura, tão comum fora do Brasil.
O Light Steel Frame, ou LSF, é um dos tipos de estrutura que, acredito, possam em breve tomar conta do nicho de mercado quando falamos de construções industrializadas. Para quem não sabe, o LSF é composto de perfis metálicos formando um reticulado de suporte, capaz de receber cargas de fechamentos, de lajes e telhados, seguindo uma modulação padronizada, o qual recebe placas de vedação em madeira (OSB) reciclável, ou placas cimentícias, ou ainda gesso em placas tipo drywall.
O esqueleto da edificação fica com a seguinte aparência:
Olhando assim você nem diz que esta construção tem apenas uma semana de montagem, mas é verdade. Enquanto a obra se inicia pelas escavações de base e fundações, toda parte metálica já está sendo fabricada em oficina, procedimento este que acelera e muito o cronograma de obra, barateando seu custo final.
Não podemos deixar de ressaltar também que as estruturas em LSF são muito mais leves, sobrecarregando menos as fundações, que assim poderão ter menor impacto no custo final da obra.
Portanto, minha gente, vamos dar uma chance para o LSF, pois, além de gerar mais empregos aqui no Brasil, no setor siderúrgico, estaremos economizando fortemente no custo das obras e garantindo, assim, um preço de venda mais acessível para o comprador final. Inclusive, quando pronto, a qualidade e apresentação são impecáveis.
Portanto, da próxima vez que for construir, lembre de consultar a possibilidade de usar o LSF. Garanto que você ficará surpreso. Mais informações: rogerio.romanek@gmail.com.
Nào deixe de comentar e compartilhar no Portal do Andreoli.