Vamos falar um pouco mais da Copa do Mundo da Rússia? A Seleção Brasileira entrou e campo contra a Bélgica e, a meu ver, tremeu e se descontrolou assim que tomou o primeiro gol.
Mais do que detalhes pontuais como colocar ou não o Marcelo, tirar ou não o Gabriel etc., para mim, o fator decisivo para nossa eliminação foi o despreparo psicológico, a falta de um trabalho sério e continuado em psicologia esportiva. Mas a soberba do Tite (e do Edu Gaspar) em achar que “na conversa” resolve, que “administra o vestiário” e outras “crendices populares” deste nível iludiu muitos de nós (a mim não rsrs)!
Achar, por exemplo, que o Neymar, por ser simpático com a delegação toda, não tinha problema psicológico ao lidar com a cobrança de protagonismo é de um amadorismo preocupante (e olha o quanto a imprensa bateu nessa tecla do comportamento infantil e mimado do nosso craque).
A Alemanha, em termos de futebol, foi um fracasso, mas não se viu descontrole emocional em momento algum, mantendo a calma em finais de jogos em que perdia (contra a Suécia, virou no final unicamente por esta razão)!
Quando será que vamos aprender?
Enquanto isso, veja a charge que fiz para essa nossa Seleção treme-treme!
Obrigado, abraço,
CássioManga
(11)3562-0116 e 97617-0116