Nivaldo de Cillo: Veteranos brilham

veteranos

Pelo nome. Pela experiência. Pelo marketing. Veteranos vão desfilar nos campeonatos estaduais em 2019. De Goleiro a artilheiro, eles estão por aí.

Não é de hoje que os clubes e as federações usam a estratégia de ter grandes nomes em fim de carreira, para atrair o público. O futebol norte-americano faz muito bem o uso dos medalhões em suas competições.

De maneira menos badalada, com figuras, digamos, mais modestas, os campeonatos estaduais no Brasil também entram nessa linha na temporada que está começando.

E são grandes nomes para os padrões regionais.

Vamos começar pelo que, talvez, seja um dos maiores deles.

Túlio Maravilha, no auge dos 49 anos, ainda bate uma bolinha por aí. E será a atração no ataque do Taboão da Serra, terceira divisão do campeonato paulista. Em 2017 ele chegou a acertar com o clube paulista, mas não jogou. Compromissos pessoais e palestras impediram o artilheiro do marketing, sucesso do Botafogo do Rio, no auge da carreira, de entrar em campo.

O mesmo Taboão da Serra acertou a contratação do lateral esquerdo Lúcio que defendeu Palmeiras, São Paulo e Grêmio. Hoje ele tem 39 anos e não joga desde que deixou o Veranópolis, no interior gaúcho, em 2016.

O meia Carlos Alberto que jogou no São Paulo, no Corinthians, São Paulo, Grêmio e Vasco, está com 33 anos. Ele será reforço do Boavista no campeonato carioca. Carlos Alberto foi revelado pelo Fluminense. E não joga desde 2017 quando deixou o Atlético do Paraná.

O Boa Vista também contará com o zagueiro Rafael Marques. Ele tem 35 anos. O último clube foi o Vasco em 2017. O atleta também teve passagens por Botafogo e Atlético Mineiro.

O goleiro Deola está com 35 anos. Ele vai disputar o carioca pelo América Mineiro. Deola foi revelado pelo Palmeiras e defendeu ainda Guarani. Vitória. Fortaleza. Asa de Arapiraca. E o Fluminense de Feira de Santana. Seu último clube.

O zagueiro Domingos vai disputar o campeonato goiano pelo aparecidense. Ele que foi revelado pelo Santos e está com 32 anos. Campeão brasileiro em 2004, Passou ainda pelo Guarani, Grêmio e Portuguesa. Disputou o último Paulistão pelo Santo André.

O volante Denílson ex-São Paulo, Arsenal e Cruzeiro está com 30 anos. Pelo tricolor Paulista ganhou o mundial de clubes em 2005. O Brasileirão de 2006 e a Copa Sul-americana de 2012. Ele estava nos Emirados Árabes mas agora vai defender o Botafogo de Ribeirão Preto no campeonato paulista de 2019.

Edinho de 36 anos é conhecido como o Ronaldinho Gaúcho do Irã. Ele fez 91 gols por lá. E é o maior artilheiro estrangeiro a jogar naquele país. Jogou ainda em Portugal, na Bulgária, na Coreia do Sul, nos Emirados e no Catar. Quase disputou a Copa de 2014 pelo Irã. Agora vai defender o Goitacaz na primeira divisão carioca.

São alguns exemplos. Algumas atrações. Alguns nomes para arrebanhar a torcida. Para fazer os campeonatos estaduais, uma festa para os torcedores. Sobretudo, daqueles que torcem para times pequenos. Que lutam para brilhar. Para sobreviver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens