George Ross: Dica Musical – Campo Harmônico Maior

musical

Você certamente já ouviu expressões como essas: “Essa música não está no meu tom” ou ” Qual é o tom dessa canção?”. O conceito de tonalidade musical está inteiramente ligado com o que vamos aprender agora, o Campo Harmônico Maior.

O C.H maior é um conjunto de acordes que são formados pelas notas de uma escala maior, e esses acordes são responsáveis pela estruturação do que chamamos de tonalidade, organizando a Harmonia de uma música em sua altura (Grave, médio, agudo) e em sua afinação.

 

Vamos lá, todos conhecem a escala abaixo, a escala de Dó Maior natural:

 

Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si

 

Essa escala de 7 notas é formada pela fórmula: T – T – ST – T – T – T – ST. Para quem desconhece o que seria um tom ou semitom, lembre-se que são as unidades de medida que utilizamos para medir a distância entre as notas, onde um Tom é igual a 2 Semitons.

Para darmos início a formação de um Campo Harmônico, formaremos Tríades à partir das notas da escala. Tríades são acordes de 3 notas formados por uma nota chamada Tônica (nota Raiz), outra chamada terça e mais uma chamada quinta. A formação das tríades através das notas da escala é feita de uma maneira muito simples, onde podemos usar até mesmo os dedos de nossas mãos para descobrir as notas formadoras desses acordes. A título de exemplo, se pegaremos a primeira nota da escala, a nota Dó, e contaremos 3 a partir dela, chegando em sua terça, a nota Mi. Se contarmos 5 a partir da nota principal, no caso Dó, teremos a sua quinta, a nota Sol. Sendo assim temos a tríade de Dó maior sendo formada pelas notas Dó, Mi e Sol, resultando em um acorde que chamamos de Dó maior, o I˚ da escala de Dó maior Natural. Se utilizarmos o mesmo processo para as demais notas da escala teremos a construção completa do Campo Harmônico de Dó maior em tríades (Acordes de 3 notas):

I˚ Dó maior (Do, Mi e Sol)

II˚ Ré menor (Ré, Fá e Lá)

III˚ Mi menor (Mi, Sol e Si)

IV˚ Fá maior (Fá, Lá e Dó)

V˚ Sol maior (Sol, Si e Ré)

VI˚ Lá menor (Lá, Dó e Mi)

VII˚ Si menor com quinta diminuta (Si, Ré, Fá)

Também cabe lembrar que as Tônicas de um acorde mudam de acordo com o seu grau.

Imagine agora que as músicas na tonalidade de Dó maior são construídas a partir dos acordes acima! Mas lembre-se que existem exceções e muitas outras ferramentas a serem estudadas quando analisamos o campo harmônico de uma música. Agora você deve estar se perguntando porque chamamos alguns acordes de maiores e outros de menores, mas isso é assunto para outra matéria aonde estudaremos intervalos musicais. Deixe suas dúvidas nos comentários que vou adorar respondê-los!

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens