O Corinthians calou mais uma vez a boca dos torcedores adversários – e do técnico Renato Gaúcho, do Grêmio – ao vencer o Fluminense neste domingo, no Maracanã, por 1 a 0, pela 16a rodada do Brasileirão.
Quando muita gente começava a prever o início da decadência alvinegra, após dois empates o seguidos no campeonato nacional, o time de Fábio Carille mostrou força novamente e conquistou uma importante vitória fora de casa.
O Corinthians se consolida cada vez mais na competição e, provavelmente, vai terminar como campeão do turno. O único risco seria o Grêmio vencer os três jogos restantes e o time paulista perder todos os compromissos. Convenhamos, é difícil.
Para mim, o Corinthians – o elenco e a comissão técnica, não a diretoria – é a prova que a humildade, a simplicidade e o esforço podem superar obstáculos e até a carência de talento em relação aos oponentes. Palmeiras, Atlético Mineiro e até o Flamengo, badalados e afogados em seus egos, devem observar o trabalho do rival alvinegro para aprender um pouco.
O Timão pode até não levar o título brasileiro, sucumbir na Copa Sul-Americana e terminar a temporada sem levantar mais uma taça, mas isso não tiraria o mérito desses profissionais neste ano.
O título paulista e o destaque que essa equipe já conquistou no Brasileirão ficarão marcados por um bom tempo como e serão exemplos de superação. Esse orgulho ninguém poderá tirar dos corintianos.