Breno Sales: Suíça – Chocolates, Relógios e Idiomas

Olá leitores, como vocês estão? Entramos na primavera, começamos o mês de outubro e logo finalizaremos este ano. Um ano muito difícil para todos pelo momento de pandemia e de várias perdas que temos vivido, mas eu acredito que as coisas podem sempre melhorar, temos que ver situações ruim como passageiras e aproveitar muito os momentos bons. Esta terça-feira vamos falar de uma país que tem muitas características conhecidas mundialmente, tem lugares incríveis para “turistar” e vários idiomas como oficial. A Suíça! Espero que embarquem nesta aventura comigo, apreciem a Suíça e se bater a vontade de viajar para lá, me levem!

A Suíça é um país que tem como capital a cidade de Berna, sua moeda é o Franco Suíço e possui 4 idiomas como língua oficial, de fato é comum as pessoas dividirem a Suíça pelas áreas onde se falam estes idiomas, a Suíça Alemã, Suíça Francesa, Suíça Italiana e pôr fim a Suíça Romanche.

Este país possui uma das melhores educações do mundo e é um dos melhores lugares para se atuar como professor, os salários podem ultrapassar US$ 68.000 por ano.

A primeira pessoa a ganhar o famoso Nobel da Paz em 1901 foi o suíço Henri Dunant, responsável pela criação da cruz vermelha, que auxilia os exércitos em tempos de guerra.

Passada as apresentações deste país vamos falar de algumas curiosidades. Vocês sabiam que o leite condensado foi fabricado comercialmente pela primeira vez por uma empresa suíça? Pois é rapaz, e logo em seguida essa empresa se tornou a famosíssima Nestlé. A empresa usava na logo do produto uma mulher suíça com roupas da época e foi chamada de “La Laitiére” (vendedora de leite em francês). No Brasil o leite condensado veio com nome inglês, mas com a dificuldade de pronunciamento se tornou o “leite da moça” e futuramente numa atualização da marca a Nestlé aproveitou e colocou a que conhecemos hoje de Leite moça. O que mais me chamou atenção nesta história é que o leite condensado durante a segunda guerra mundial era alimento para os soldados por não ser um alimento perecível, por ter datas de vencimentos duradouras e um alto valor nutritivo, já pensou em viver comendo leite condensado?

Veja Também  Breno Sales: Estônia o país da música.

Os chocolates suíços são famosíssimos no mundo todo, e como não seriam. A Suíça é a maior exportadora de chocolate do mundo, são milhares de toneladas por ano, aproveito para dizer que meu aniversario está chegando e eu gosto muito de um chocolatinho suíço. Tudo bem se você não quiser me presentear, mas quer fazer uma surpresinha para alguém? por que não um bom vinho suíço e queijos deliciosos que você só encontra provenientes deste país? E se você estiver na Suíça você pode até alugar uma vaca para coletar o seu leite e fazer o seu próprio queijo, eu achei meio bizarro.

Eu tive o prazer de estudar na Suíça em Lugano, parte italiana, e vi um pouquinho da cultura dos suíços, são extremamente pontuais, rígidos nos estudos e seu sistema educacional é um dos melhores do mundo, me recordo que realizei muitas provas orais, e isto de início foi um desafio enorme aprender o italiano e logo em seguida aprender uma linguagem acadêmica para poder responder os professores mais formalmente, um desses professores com sua rigidez me disse que meu italiano era de uma criança de 5 anos, e agradeço muito a ele por este comentário, agora sou fluente e consigo conversar com italianos sobre qualquer assunto. Certas dificuldades, empecilhos, comentários ou até mesmo críticas irão surgir, como você vai enfrentá-las é que muda todo o contexto. Pessoas não são ruins, elas são apenas má compreendidas, as vezes estão em um dia ruim, estão aproveite as críticas destes dias e transforme em soluções para o futuro, é aquela frase dos limões lembram? Se a vida te dá limões faça uma limonada suíça…acho que é assim né?

Veja Também  Breno Sales: Europa Mundo - Apresentação

E como eu dizia os suíços são extremamente pontuais, sua fama de fabricarem os relógios mais pontuais do mundo não é um bordão, falando em bordões, vocês já ouviram o bordão: Se aos 50 anos você não tem um Rolex, fracassou na vida. Uma frase um tanto polemica, mas realista, relógios caríssimo e visto em braços de diversas celebridades mundiais, e por quê? Por que são bonitos? Sim, também, mas o principal motivo é a pontualidade e a imagem de uma pessoa seria que o relógio trás.

A Suíça é realmente linda, a sua beleza é fora do comum, dos lugares que conheci na Europa é o mais longe o mais bonito, paisagens encantadoras, modernas, sua natureza intocável, parece que você está vendo quadros extremamente realistas pintados à mão pelo melhor artista que já existiu.

Se você gostaria de conhecer a Suíça, tem o desejo e a oportunidade, não tenha medo! Você jamais ira se arrepender, aproveite os campos, as cachoeiras, os famosíssimos alpes suíços e coma bastante chocolate. Não se esqueçam de trazer o meu presentinho…

A presto, A plus tard, Bis später, até logo pessoal, nos vemos na próxima terça-feira.

Breno Sales

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: cp4.com.br

Imagem 02:  bolsadeviajens.com.br

Imagem 03- gazetadopovo.com.br

Imagem 04 – soqueriaterum.com.br

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens