Alexandre Abdallah: O pão em nossa cultura

Vamos começar falando de alguns pães que não levam fermento em suas receitas e nós vamos saber tudo sobre esse pão. 

Já sabemos que o pão é um dos alimentos mais antigos da história da humanidade. 

Não se pode esquecer também da afetividade que está relacionada a ele, como reunir amigos e familiares e saborear um pãozinho com frios, geleia ou outros aperitivos. 

O pão sem fermento surgiu há 12 mil anos, junto com o cultivo do trigo. Os primeiros a surgir não eram tão fofinhos porque a receita levava farinha misturada com frutos do carvalho e sua forma era achatada, a textura costumava ser seca e dura, e o sabor, amargo.

A história do pão sem fermento está ligada a várias religiões, principalmente a judaica, pois a comida é uma parte muito importante da Páscoa judaica. 

A produção do pão é cultural, uma vez que e necessário ser paciente e aguardar pelo processo inteiro, qual seja, colher o trigo, separar o grão da casca, triturar o grão até que vire uma farinha, misturar com água e depois assá-lo. Por esse motivo , que a fabricação se tornou cultural.   

Para a produção do pão sem fermento é preciso entender bem o processo de feitura e utilizar equipamentos certos e precisos que garantam que o vapor substitua o efeito do fermento. 

Além disso, um bom panificador tem todas as ferramentas para se manter como referência na panificação , mantendo a qualidade dos produtos e do atendimento em seu estabelecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens