Nesta semana, vamos continuar falando dos pães mundialmente conhecidos, e hoje iremos falar dos Pães Franceses e das receitas que a França oferece.
Primeiramente, quando se fala em pão francês, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o nosso pãozinho de todos os dias, macio e quentinho.
Mas na realidade a nossa receita é mais uma adaptação brasileira do que uma importação da França, tanto que o nosso pão não é encontrado em nenhuma “boulangerie “ parisiense .
Em contrapartida, além da França possuir uma grande variedade de baguete, ela também oferece outros tipos de pães dos quais falaremos um pouquinho. São eles:
1) Brioche – esse é um tipo de pão do qual já falamos anteriormente. Muito macio, preparado com manteiga, ovos e leite, ficou conhecido por causa da frase atribuída a Maria Antonieta, em que ela dizia que os pobres, na falta do pão do dia a dia, deveriam se alimentar deste, o Brioche.
2) Pain de campagne – muito rústico, de formato longo e grosso, feito com uma mistura de farinha de trigo branca e integral, podendo conter farinha de centeio.
3) Pain d’epices – pão que tem seu formato retangular, como um pão de forma, porém de miolo bem firme. É um tipo de pão de mel trazido à França na época do Império Romano que leva especiarias como cravo, canela, gengibre e noz-moscada.
Esse foi nosso pão dessa semana . Semana que vem tem mais pães mundialmente conhecidos.
Até lá!!!!