Daiany Barbosa: O Vinho e suas infinitas flutuações

Em Junho deste ano eu tive a oportunidade de conhecer a famosa feira de vinhos em Bordeaux na França, a VineExpo, especializada em vinhos e bebidas espirituosas. Os visitantes tiveram a chance de conhecer vinicultores e negociantes de mais de 40 países, bem como provar os seus vinhos, um verdadeiro cenário para redescobrir o crescente e instigante mundo dos vinhos.

 

Em um dos stands que visitei, degustei os vinhos em lata. Os vinicultores disseram que a proposta desse produto é tornar o vinho mais acessível, e saiba que eles têm a perfeita noção de que a lata não permite a entrada de oxigênio como as garrafas de vidro fechadas com rolha, mas isso, segundo eles, não é o mais importante. A proposta é colocar vinhos jovens e de rápido consumo dentro das latas a um custo bem acessível. Os negociantes franceses estão de olho no consumidor moderno e urbano e conta que esse novo formato. É prático, atual e adequado para qualquer ocasião e mais, tudo isso sem perder os atributos essenciais para preservar um bom vinho. Confesso a vocês que achei curioso e intrigante a ideia. Estou pensando seriamente em trazer essas latinhas para serem vendidas aqui no Brasil, quem sabe?

 

As principais características das latas de alumínio para o vinho são: o isolamento com o ambiente externo, a vedação à entrada de luz, a lata esfriar mais rápido, protege o vinho dos raios UV e preserva todo o seu sabor. O fato de cada lata constituir uma dose única e pronta a servir tem sido apontado como uma das vantagens para a crescente adesão.

 

A marca francesa Winestar está comercializando uma série de vinhos de boa qualidade. O conceito da empresa é que o vinho de alta qualidade está prontamente disponível em um formato portátil. Com um revestimento especial no interior de suas latas, eles quebraram todos os preconceitos de que o bom vinho francês só pode ser armazenado em uma garrafa de vidro.

 

Vencedora do Prêmio de Inovação SIAL 2014 em Paris, a Winestar possui uma variedade de vinhos premium de qualidade AOC de algumas vinícolas da França. Seus ladres de 187 ml, equivalentes a ¼ de uma garrafa padrão, são preenchidos no momento da maturidade. Todo vinho tinto premium é envelhecido em barris tradicionais de carvalho francês. Elas são compactas, à prova de quebra e leve, para sua conveniência em casa, no avião, no seu quarto de hotel, eventos ao ar livre como shows e wine sets ou on-the-go*. As latas são fáceis de armazenar e transportar, produzidas com uma pegada de baixo teor de carbono e 100% recicláveis.

 

Cédric Segal, fundador da marca, afirma que fora o seu amor pelo vinho ele precisava de qualidade em uma única dose. Com esses altos padrões em mente, ele viajou por toda a França para encontrar vinicultores premiados para ajudá-lo a preservar o vinho diretamente da vinha do castelo até o canette. Detento da nova tecnologia, a Winestar agora tem a capacidade de obter fonte de vinhos de outras áreas em todo o mundo!

 

A filosofia da Winestar é: “sim, você pode!”. Aproveite o gosto da França em qualquer lugar do mundo. Free your Wine!

 

‘Não julgue um livro pela capa’. Esta é uma regra simples, mas que podemos levar para muitas coisas, inclusive para o vinho. E para nós, enófilos, experimentar é sempre um prazer! E o que importa na verdade não é se é moderno ou atraente, o conteúdo é mais valioso que a embalagem e se é um bom vinho, porque não está disponível para ser levado a qualquer lugar? Talvez a lata de alumínio não tenha o mesmo charme, mas antes de julgar, pense que boa parte de alguns vinhos que consumimos passa por “latas gigantescas” durante o processo de vinificação: os tonéis de aço inoxidável.

 

“Se há um sabor exclusivo para cada garrafa porque não para cada lata” — Daiany Barbosa

 

Uva de hoje

Cabernet Sauvignon – Se você gosta de saborear bons vinhos tintos, provavelmente já ouviu falar da uva Cabernet Sauvignon. Essa é, sem sombra de dúvidas, a casta tinta mais utilizada para produzir vinhos em várias regiões do mundo. Sua origem é francesa, mais especificamente da região de Bordeaux, mas ela é hoje cultivada em países como a Argentina, o Chile, os Estados Unidos e também o Brasil, por sua facilidade de se adaptar a diferentes terrenos. A Cabernet é uma uva que produz vinhos encorpados, discretamente tânicos e com aromas herbáceos.

 

 

Referências e termos utilizados: (http://winestarusa.com/our-story/)

 

*On the go – É o termo do marketing que significa “ponto-a-ponto”. Refere-se ao consumo durante deslocamentos entre casa e o trabalho, entre o trabalho e a escola. Isso possibilita o lançamento de produtos com embalagens especialmente preparadas para o consumo rápido, durante estes deslocamentos das pessoas.

3 respostas

  1. Muito boa a matéria. ???
    Acho que os vinhos em lata tem sim o seu espaço garantido no mercado de consumo de vinho rápido inclusive para grandes eventos, shows, etc., em nada atrapalhando o clássico e elegante rito da garrafa de vidro, pelo contrário quanto mais vinho chegar ao alcançe de todos mais pessoas amáveis e felizes teremos.

  2. Day, concordo com Lawrence, temos espaço para esta opção de vinho em lata. Às vezes quero só tomar uma quantidade menor de vinho e acho que a lata, além de prática é ideal para estes momentos.
    Quando trouxer avisa, tá?
    Sucesso sempre ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens