Iramaia Loiola: 10 maiores regiões produtoras do Querido Vinho

Querido Vinho,

Em busca de um assunto para conversarmos esta semana, pensei no seguinte: quais os tipos de uva que mais representam determinadas regiões. Por exemplo, sei que a uva ícone da Argentina é a Malbec. Para quem está no level beginner quando se trata de vinhos, pode até já saber dessa informação. E que portanto quando compramos vinhos argentinos, um Malbec sempre cai bem. Mas e os outros países? Nas gôndolas de supermercados onde os vinhos são separados por países é legal ter uma ideia geral para a escolha da noite ou do dia.

Vamos a algumas descobertas que fiz?

Há mais e mais países produzindo vinho a cada ano, mas somente 10 deles produzem 80% do vinho no mundo.

As três maiores regiões produtoras de vinho são: França, Itália e Espanha.  Elas produzem quase metade do vinho consumido no mundo. Adorei ver o Brasil ali pequenininho, mesmo assim representado no gráfico. Estamos crescendo!!

 

1.França

Enquanto a França e Itália competem pelo topo na produção de vinho, elas também estão reduzindo a produção a cada ano. França baixou sua produção em 11% desde 2007.

Principais uvas: Merlot, Grenache, Trebbiano Toscano, Syrah,Cabernet Sauvignon, Carignan, Chardonnay, Cabernet Franc,Pinot Noir, Gamay, Sauvignon Blanc

 

2.Itália

Itália pode estar em segundo lugar, mas há uma tendência crescente em ambas, Itália e França em remover os vinhedos. Itália reduziu sua produção pelo menos 7% desde 2007.

Principais uvas: Sangiovese, Montepulciano, Merlot,Trebbiano Toscano, Nero d’Avola, Barbera, Pinot Grigio, Prosecco

 

3.Espanha

A Espanha abriga a maior área em vinhedos no mundo. Apesar deste fato, a produção de vinhos é bem menor que os vizinhos França e Itália.

Principais uvas: Tempranillo, Airén, Garnacha, Monastrell, Bobal

 

4.Estados Unidos

90% do vinho dos Estados Unidos vem da Califórnia. Califórnia abriga o maior produtor de vinho do mundo, Gallo, que fica em Modesto, Califórnia.

Veja Também  Dica Gastronômica: Jantar e show de Gilbert no La Bucca

Principais uvas: Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Zinfandel, Sauvignon Blanc

 

5.Argentina

Argentina continua a aumentar sua produção de vinho ano após ano resultando na maior taxa de crescimento (8%) entre os 5 maiores produtores. Argentina conta com as exportações.

Principais Uvas: Malbec, Bonarda, Chardonnay, Cabernet Sauvignon

 

6.Austrália

Austrália conta principalmente com o mercado exportador de vinho. Desde que o dólar americano enfraqueceu, Austrália está expandindo a comercialização de vinho em Hong Kong e Ásia.

Principais uvas: Shiraz (Syrah), Chardonnay

 

7.Alemanha

Vinho alemão é conhecido pelos seus vinhos brancos aromáticos. Os vinhos alemães são exportados principalmente para os Estados Unidos e Reino Unido.

Principais uvas: Riesling, Müller-Thurgau

 

8.África do Sul

A África do Sul há muito é conhecida pela sua Chenin Blanc, a uva francesa que virou especialidade de lá. Também produz o maior volume de Brandy do mundo.O brandy é uma bebida destilada elaborada a partir de uvas ou outras frutas.

Principais uvas: Chenin Blanc, Cabernet Sauvignon, Pinotage, Chardonnay

 

9.Chile

Chile é orgulhoso do seu vinho tinto Carménère, uma casta dizimada na França na região de Bordeaux e redescoberta no Chile em 1994. Ainda assim, mercados exportadores demandam variedades tradicionais.

Principais uvas: Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Carménère, Merlot, Sauvignon Blanc

 

10.Portugal

Portugal é conhecido pelos vinhos do Porto, um vinho de sobremesa, forte e doce com porcentagem alcoólica bem maior que o restante dos vinhos. É feito de um blend de diferentes variedades de uvas.

Principais uvas: Tinta Roriz (Tempranillo), Touriga Franca, Castelão,Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Alvarinho, Arinto

 

É isso, foquem nas principais uvas de cada país e com certeza vocês irão se surpreender por duas razões: valor e qualidade. Tomemos como exemplo a Espanha, maior produtora de Tempranillo. Por isso mesmo, tem o melhor e mais valioso Tempranillo do mundo.

Veja Também  Iramaia Loiola: Querido Vinho quente

 

Fonte: https://winefolly.com/lifestyle/top-wine-regions-of-the-world/

 

Na harmonização de hoje vamos de Incognito com sua Always There

 

Always there (To please you)

Always there (When I need you)

Always there (To love you)

Always there (Thinkin’ of you)

 

Um ótimo fim de semana! Cheers!!!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens