Iramaia Loiola: Caderno do Querido Vinho

Querido Vinho,

Tempos atrás, bem no comecinho da coluna, pensei em adquirir um caderno de anotações, desses em que colocamos as informações sobre o vinho escolhido do dia.

Acho até que comentei em algum post, não me recordo. Ocorre que fui deixando passar e durante esse tempo todo, até temos por hábito tentar adivinhar os aromas e exprimir nossas percepções, etc, etc., mas nada registrado.

Agora pensa comigo: não tem como nos lembrarmos de todos os vinhos degustados e por mais que isso seja possível (para os que apostam sempre nos mesmos), permita-me dizer que a experiência jamais será a mesma.

Pois bem, há no mercado modelos que facilitam o trabalho dos tomadores de vinho de primeira viagem. Dá para anotar tudinho desde safra, país, teor alcoólico, quando compramos, onde, preço, uva, e uma infinidade de coisas, além de, em alguns exemplares ainda ser possível colar o rótulo para uma espécie de coleção. Se você não tem ideia de como examinar o vinho, a parte mais complicada é cheia de opções. Por exemplo, no exame visual, onde temos de escolher qual é a cor do vinho. São tantas tonalidades (se, por acaso, queremos ser mais detalhistas) que não saberíamos somente escrevê-las; é necessário um guia. Só na cartela de amarelos (vi num modelo aqui) temos: verdeal, palha, palha claro, ouro, âmbar.00

No exame olfativo, temos que anotar se o vinho é floral, frutado, amadeirado, animal, vegetal, mineral, etc

No exame gustativo, tem taninos, acidez, álcool, corpo, intensidade, etc.

Fora as avaliações da bebida propriamente, em alguns modelos, dá para registrar com quem dividimos a garrafa, como foram esses momentos, quais as sensações. Nossa, fica completo e deve ser uma delícia reler e lembrar das ocasiões especiais, afinal beber nosso querido vinho sempre é especial!

Veja Também  Priscilla Bisognin: Pão de quinoa

Existe o momento certo de querer fazer isso? Não..haha Talvez você nunca queira, talvez você queira fazer desde o início. Ou, como eu, passado algum tempo, senti essa vontade e já vou atrás do meu. Deem uma olhadinha no link a seguir. Achei lindo, um pouco caro, mas vale a pena: Caderno do Vinho

Para harmonizar, nosso vinhozinho de hoje, vamos de MBB: música boa brasileira. Roberta Sá, da qual sou muito fã, cantando Me Erra, Adriana Calcanhoto

Roberta Sá – Me erra

Nos vemos semana que vem.

Cheers!!!

Iramaia Loiola

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem: Freepik

 

 

Loading

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens