Querido Vinho,
Ontem fiquei curiosa e resolvi fazer uma pesquisa com meus amigos do Facebook. Para isso, deixei duas perguntas assim:
PESQUISA (para os wine lovers)
- Com que frequência vocês tomam vinho?
- Que tipo de vinho?
Havia incluído uma terceira, que era a média de gasto com vinho, mas apaguei porque considerei inadequada. Obtive algumas respostas bem interessantes que gostaria de compartilhar aqui. Há até sugestões de vinhos que fiquei com vontade de comprar para experimentar. Muitos foram enfáticos e responderam: tintos ou espumantes. Outros foram bem humorados e responderam: quando a grana dá ou quando me oferecem ou ainda quando a visita traz..hahaha Tem os que apreciam o tinto suave que carinhosamente é chamado de Sangue de Boi (lê-se Boá pra ficar francês e chique) E tem o pessoal que gosta de variar e experimentar muitos tipos de vinho. Eu me incluo nessa categoria.
Então, vamos às respostas? Selecionei as 10 mais legais!
- “Tomo vinho tinto duas vezes por semana. Malbec, Syrah, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, de preferência. Em segundo lugar, Tannat e Teroldego. E os vinhos de assinatura vem de tudo, Touriga nacional, Tempranillo. Gosto muito de uma uva da África do Sul: Pinotage. Não aprecio pinot noir. Pouco encorpado. No calor gosto de um branco Chardonnay a 5 graus. De resto, um cálice de Porto Ruby depois do almoço e depois do jantar.”
Nota: Comentei que nunca havia experimentado a uva Teroldego. Ele me recomendou esse aqui: Don Guerino Vinho Tinto Terroir Selection Teroldego 2019
- “Todos os dias, praticamente. Há pelo menos 40 anos. Em dias quentes, prefiro os espumantes ou brancos com comidas ou petiscos leves. Mas gosto mesmo de tintos! Recomendo hoje um tinto Alma Única, um vinho nacional de extrema qualidade. Um ótimo espumante, O Domenico Giornata da Salton. Um branco superior, o Amayna (também o Pinot Noir deles é excepcional) Chileno.”
Nota: Olha aí boas sugestões de vinhos brasileiros de uma pessoa experiente nesse mundo. Afinal, como ele diz, são quase 40 anos.
- “Só nas festas de fim de ano: Natal e réveillon.Mas aí também eu não economizo. Eu esbanjo mesmo. Além dos vinhos Chapinha, Dom Bosco e Sangue de Boi, eu ainda compro uma Sidra Cereser para humilhar.”
Nota: Tem os bem humorados que eu adoro (risos)
- Tomo umas 15 ou 20 garrafas de espumante no ano. Casa Perini, sempre.
Nota: Olha que interessante! Este gosta somente de espumantes. Tinto está fora de questão.
- Três p/ semana. Tinto: merlot, sangiovese, pinot noir Branco: riesling, chardonnay
Nota: Ótimas escolhas, não? Uvas variadas. Nos tintos há desde os mais leves até os mais encorpados e nos brancos um com mais acidez, o Riesling e outro mais amanteigado. Gostei!
- 1) 3 garrafas por semana 2) só tinto de preferência Malbec ou Cabernet Sauvignon.
Nota: Gosto das duas, mas adoro variar. E vocês sabem da minha preferência pelos tintos portugueses. Então Malbec tem ficado um pouco fora da minha lista de compras ultimamente. Já foi minha queridinha!
- Por motivos hepáticos e dietéticos, divorciei-me do néctar de Baco. Dito isto, quando de braços dados andávamos, tínhamos encontros apenas em dias terminados em As e nos finais de semana. Sempre vinhos da terra nova, preferência para os Malbec, mas com flertes de Tannat, escapadelas de Syrah e pitadas esporádicas de Carménère.
Nota: Outro bem humorado aqui! Este preferia os tintos do Novo Mundo e das uvas mais tradicionais.
- Semanalmente e rosé. Rosé Piscine gosto bastante e no calor vai muito bem com gelo Estandon, todos são bons. O brasileiro Fausto tem bom custo/benefício.
Nota: Um amante dos rosés! Difícil encontrar, não é? Para quem gosta bastante, estão aí algumas das sugestões dele.
- “Gosto dos tintos chilenos e dos espanhóis, minhas uvas preferidas são: malbec, carmenere e tempranillo, os vinhos argentinos da bodega Nieto Senetine também são bons, chamo a atenção para o “Don Nicanor”. Dentre os espanhóis o Pata negra é o meu preferido, os Casilleros chilenos e finalmente um vinho que nunca decepciona é o português Periquita, lembrando que os melhores vinhos são aqueles que têm 13⁰ de graduação alcoólica em diante.”
Nota: ah, o Periquita. Meu batismo no mundo dos vinhos. Tomei garrafas e garrafas.
10.Diariamente, variadamente e moderadamente (às vezes) Branco, tinto e rosé
Nota: Moderadamente, ficou difícil, não é? Mas é sempre a meta. Ou não passar da meta. E nem dobrar a meta..hahaha
Gostaram? Que tal vocês também comentarem a pesquisa? Fiquem à vontade! Adoraria saber o que estão curtindo mais ultimamente.
Essa semana ouvi uma canção tão fofa e com uma mensagem daquelas simples, mas que aquece o coração, sabe? É da Marisa Monte. É recente. Tem Seu Jorge e a Flor. Olha a letra:
Quando você pensa que está tudo errado e negativo
e que ainda vai piorar, piorar
pra todo mundo a vida é difícil todos fazem seu sacrifício
pra melhorar, melhorar
Lá vem o sol
para derreter as nuvens negras
para iluminar o fim do túnel
e a luz do céu
para inspirar o seus desejos
pra fazer você encher o peito e cantar
Não é mesmo uma graça? Então, que harmonizemos vinho e Marisa Marisa Monte | Pra Melhorar feat Seu Jorge e Flor (vídeo)
Fiquem bem! Tudo vai melhorar.
Cheers!
Iramaia Loiola
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Revista Sociedade da mesa
Respostas de 2
Adorei as dicas!! E que música linda!!
Obrigada, Ná!!! Beijocas