Querido Vinho,
Talvez tenhamos nos tornado um par que conversa entre si, sem participações dos leitores. Já não tenho mais tantos comentários aqui. Coluna que virou diário. (risos) Ainda assim, gosto de saber que temos esse encontro semanal. Que nos deleitamos em noites quentes, frias, meio de semana, fim de semana. Sozinhos, eu & você ou acompanhados. Tanto faz. Você é quase uma unanimidade quando penso numa bebida. Escrevo essas linhas numa segunda e confesso que gostaria de ter uma taça para bebericar.
Sei, no entanto, que devo tentar restringir teu consumo. Exagero um pouco, reconheço.
Hoje, recordei-me do primeiro encontro com meu amor e sabendo que nós, Querido Vinho, éramos unha e carne, logicamente a estrela da noite foi você. Ele também um fã declarado de vinho.
No restaurante, após consulta à carta de vinhos, escolhemos um Malbec. Tudo bem, sei que é meio clichê. Mas por que arriscar e errar? Fomos naquele que sabíamos que nos agradaria. E como já comentei aqui na coluna, o ambiente, a companhia, a ocasião, tudo influencia na experiência que você terá. E não deu outra! Foi uma noite agradabilíssima e o vinho não poderia ter sido melhor escolhido.
Me animei e procurei um vídeo que pudesse me ajudar na tarefa de indicar vinhos que possam ser tomados num primeiro encontro. Adoro o canal Vinhos de Bicicleta no Youtube. Aprendo um montão com o enólogo Rodrigo, dono do canal. E as dicas que mencionarei são dele.
A primeira é um tinto. Uma uva elegante e que a maioria gosta: Pinot Noir. É leve, combina com a estação quente de verão, comidas leves. E aperitivos como queijos, se a opção não for jantar.
Outra dica é a uva Tempranillo. A queridinha da Espanha. É fácil de agradar a gata/o. Os vinhos mais jovens dessa uva, sem passagem por barrica, combinam também com dias quentes. É só dar aquela refrigerada de leve. Num primeiro encontro é bom deixar as comidas pesadas de lado, a harmonização pode ficar por conta de petiscos. Uma mesa de antepastos é uma ótima opção.
Por fim, uma dica de vinho branco. Estou experimentando mais deles, deixando de lado um preconceito bobo que temos. A mais clássica é a Chardonnay, a rainha das uvas brancas. Quando produzida nas regiões mais quentes, apresenta sabor de frutas tropicais. A harmonização fica por conta de queijos mais leves, peito de frango ou uma massinha com molho branco.
Tente impressionar o broto..hahaha (agora confessei minha idade) estudando um pouco sobre essas uvas. É gostoso aprender. Mas o mais gostoso mesmo é apreciar um bom vinho com quem se gosta e com música!! Elton John, com sua obra mais recente, tema do filme Rocketman. A música conta com vocais dele e Taron Egerton, que interpreta o músico inglês no longa. Taron Egerton é o protagonista do filme. Divirtam-se, amem e bebam vinho! Nos vemos semana que vem. Cheers!
Respostas de 5
Iramaia, gostei muito das dicas, muito embora eu já não possa colocá-las em prática…
Bom dia, Osmar!!
Um primeiro encontro, literalmente falando, talvez não. Mas encontros sempre poderão ter a magia do primeiro.
Beijos, obrigada pela visita e comentário!
Iramaia, você sempre sábia. Parabéns!!
Vou postar de novo!!!!
Top como sempre…adoro suas considerações sempre úteis sobre o vinho tão apreciado hoje por mim…montamos uma quarta do vinho após a ginástica….regado a um bom papo…boas risadas e claro uma bela taça de vinho rsss…bjos
Que delícia! Aqui é sexta, sábado e domingo do vinho..haha Não tem melhor hora. Beijos, Andrea Obrigada pela visita sempre ???