Querido vinho,
Tão querido e especial que tenho todo um ritual para te encontrar. E um dos itens que sempre dei valor, foi às taças que uso para que você, assim como eu, saia lindo nas fotos.
Vez ou outra, tive de prová-lo num desses copos de geleia ou requeijão. Peço perdão e confesso que cometo qualquer atentado contra as regras de etiqueta só para ter o prazer de degustá-lo. Aliás já vi em tantos filmes gente com a garrafa num destes sacos de papel pardo e bebendo no bico direto. Fiquei com vontade também. Sair pelas noites caminhando e bebendo meu vinho. Ser meio rebelde. Essa vai para a minha Bucket List.
Falando de taças, como citei acima, mantenho umas três aqui na minha despensa e c’est fini! Tinha uma dourada e quebrei. Comprei novamente porque era linda e chique e adivinhem? Sim, já não está mais aqui pra contar histórias. Adquiri uma cor de chumbo e esta tem durado um pouco mais. E duas branquinhas. A maioria não tive o cuidado necessário na hora de lavar. Sou pouco delicada e acabo forçando um pouquinho a borda (especialmente nos dias em que tenho que tirar o batom vermelho que ficou impregnado) e quando percebo tem um pedaço na minha mão e o resto da taça na outra…hehehe…
Gosto das de cristal e as que cabem toda a mão dentro para higienizar bem o fundo. As que comprei custam em média 35,00, o preço de uma garrafa de vinho. Parte a taça, parte meu coração. E me quebra as pernas, né, gente, porque vamos combinar que não é nem um pouco baratinha.
Há no mercado uma taça praticamente para cada tipo de vinho. Numa pesquisa que fiz antes de escrever aqui, cheguei à conclusão de que, sim, tipo de taça importa na hora de apreciar nosso querido vinho. Elas são projetadas para que aromas e sabores dessa bebida tão sagrada sejam extraídos no seu máximo.
A boa notícia é que podemos comprar um único modelo que eles chamam de all-purpose wine glasses – taças para todas as ocasiões. Serve tanto para o seu cabernet, merlot, pinot-noir passando pelos brancos, rosés ou mesmo os fortificados, tipo vinho do Porto.
A má notícia é que aqui elas custam os olhos da cara. Estou falando das tops de linha. São austríacas, handmade (feitas à mão, artesanalmente) e custam o par… Pausa para saber se estão preparados para a dor no coração. Sim, chega a doer. Vi preços entre 269,00 chegando até 799,00 – Ouch! Hahaha Se virem os nomes Zalto e Riedel, saibam do que estamos falando aqui. Imagina deixar cair uma dessas? Choro o resto do ano. Bom, lá pelos ”estrangeiro” não são estes absurdos. Pra variar no Brasil as coisas triplicam, quadruplicam, quintuplicam de preço. Triste realidade a nossa!
Bom, o importante, no fim das contas, é ter uma boa taça para apreciar a bebida que mais gostamos, é ou não é? Porque copo de requeijão deixa pro resto.
Hoje estou de volta ao meu tinto que tanto amo. Semana passada, tive a oportunidade de conhecer a uva Primitivo, nativa do sul da Itália. Nós, brasileiros, gostamos mais dos vinhos frutados por serem mais agradáveis de beber. Então se você está estreando nos mundo de Baco, aposte num desses. Tenho certeza de que vai gostar e muito!
Para dançar com meu querido vinho, escolhi Music & Wine by Blue Six. Super sexy song! Enjoy!
“used to get high just to pass the time
music and wine were the only friends of mine
used to make love just to have a laugh
music and wine were the only friends I had”
Costumava ficar altinha só pra passar o tempo
Música e vinho eram meus únicos amigos
Fazia amor só pra me divertir
Música e vinho eram os únicos amigos que eu tinha
Até a próxima semana. Espero todos vocês. Um beijo grande, pra quem é beijo e um abraço de urso pra quem é de abraço.
Cheers!
Respostas de 20
A taçaaaaa….amei..,ficou,como sempre, delicioso de ler. Me lembro tão bem, quando vc comprou uma taça ( caraaa) e postou dando destaque a ela pq havia custado tanto quanto o vinho que nela estava….foi aí que comecei a “botar reparo” nos valores e texturas e cheguei a conclusão que nem copo de requeijão e nem taça de vidro…. Que quanto mais fina e fácil de quebrar, mais saboroso fica o vinho hahaha bjos!!! Até sexta!!!
Não é, Andréa. Concordo, viu! Cometi uma heresia ao tomar meu querido vinho no copo, mas nem ele gostou. Ficou azedo…hahahah Beijocas, minha linda! Adoro ler teus comentários toda semana aqui.
Uma boa taça realça o sabor, já que parte do aroma é percebido a cada gole ?
Perfeito, Fernando. Vamos de taças, nada de copos judiando o vinho..rsrs Beijo enorme!! Adoro te ver toda semana por aqui.
O vinho, a taça e a companhia, perfeito. Mesmo que a companhia seja a nossa mesmo.
Zé, isso. A tríade da perfeição:
1. vinho na taça
2. companhia boa
3. música
Beijos e muito obrigada por estar comigo aqui toda semana!!
Muito oportuna sua coluna de hoje, Iramaia. E é interessante como as taças “saem de moda”. Basta ver as taças de champanhe nos filmes dos anos 50… Parabéns.
Verdade! Ainda tem mais o item moda. Investimos um dinheirão e corremos o risco de ficarmos datados…hahaha
Muito massa,mas na sua mão até um copo de massa de tomate fica bem,um belo texto
Marcio, não exagera! Massa de tomate em copo, faz tempo que nem vejo…hahaha Gostei de lembrar! Obrigada e fico feliz que tenha gostado!!!
Bom texto. Faz toda a diferença. Eu tenho taças Riedel e já quebrei várias, cada taça várias lágrimas. Eu mesmo lavo as taças, isso não é coisa para se delegar para ninguém rsss
Maurício, eu ficaria deprimida…haha Legal que você tem todo cuidado aí com as tuas. Mesmo assim parece que as danadas só de olhar se quebram, não é? Obrigada por nos dar teu testemunho de que vale a pena investir em boas taças. :))
Sua coluna brilha e é deliciosamente “degustável”, como seus vinhos!
Um “tico” de tudo,”well blanded”: arte, conhecimento,didática,leveza, “savoir faire”, simpatia e, sobretudo, simplicidade!
“A simplicidade é o último degrau da sabedoria”. Assim afirmou Leonardo da Vinci.
Andiamo via! Bravo! Baci tutti, carissima!
Ah Joe, com este elogio eu fico me sentindo..rs Queria ter jeito com as palavras como você. Eu só faço graça. Vou tentando e lapidando os meus textos. Quem sabe daqui uns 20 anos escrevo como você, hein? Beijos e muito obrigada pela visita e comentário.
Arrasou querida Ira, como sempre ? Isso mesmo, deixemos os copos de requeijão para o resto …. Vinho é bom mesmo na taça ??
Cheers querida ?
E como é bom brindarmos toda semana mesmo que virtualmente. Tenho carinho especial por você. Obrigada!
Cheers,
Iramaia,
Sei que o vinho é apropriado para os dias frios.
Agora, numa variação climática, qual seria sua sugestão para aqueles dias de chuva românticos?
Oi, André
Por que não um cabernet? Agora mesmo, degustando um.
Cheers,
Maia, vai um macete interessante par a manter brilhando as taças. Depois de beber vinho tinto,nesse água nas taças e depois as encha de água. E deixe lá até o dia seguinte. Isso evita que os taninos escrevam o cristal ou vidro!
Oi, Eduardo, valeu pela dica. Vou seguir. Um abraço grande! Obrigada pela visita e comentário!