Iramaia Loiola: O que fazer com as sobras dos vinhos?

Querido Vinho,

Em casa, vez ou outra, acontece de sobrar uma meia garrafa de vinho, um pouco mais, um pouco menos. Já contei para vocês, que eu e meu marido consumimos o néctar dos deuses aos fins de semana. Durante eu tento não tomar nenhum golinho, por achar exagero e também porque não combina muito com o estilo de vida mais saudável que levo. Tá, vocês vão me dizer que vinho é saudável. Não, gente! É, até certo ponto. Mas isso já foi assunto em outra coluna. Se quiser saber mais, dá uma olhadinha aqui: Vamos moderar?

Não sei como é aí, na casa de vocês. Se sobra, vocês jogam? Ou jogam para dentro mesmo? Então, aqui fica difícil resistir e esperar a semana toda. Acaba que bebo esse restante durante a semana. Mas, e se a sobra for muita, como num daqueles encontros onde cada um leva uma garrafa e restam várias delas abertas? Enfim, em casos onde vocês não pretendem consumir vinho nos próximos dias e queiram aproveitar o que sobrou, deixarei algumas sugestões abaixo.

CUBOS DE GELO

Dá para congelar o vinho nas forminhas de gelo. Quando estiverem prontos, coloque num saquinho, daquele tipo ziploc, e vai aproveitando em receitas como: base de molho (usamos muito em frangos e carnes ensopados). Usar em drinks como a sangria, etc.

ENSOPADOS & SOPAS

Cozinhar com vinho deixa os pratos muito mais saborosos. Combina tanto com os ensopados que mencionei acima, como também em sopas. O calor já está se aproximando, mas tivemos dias friozinhos e nada melhor que uma sopinha para aquecer. Está sem ideia?

Confira a receita a seguir. Hummm! –  Sopa de cogumelos com vinho tinto

Veja Também  Iramaia Loiola: Uva Bonarda, sim!

VINAGRE

Sabia que dá para fazer seu próprio vinagre em casa? Eu achei algumas receitas no Google, no entanto, escolhi uma do Youtube, que é bem explicadinha. Para mim, foi interessante, porque nunca havia pesquisado antes.

Vai ser difícil fazer vinagre aqui (risos), mas como aprendizado foi muito legal. Vinagre de Vinho – Chef Ana Lemgruber (2021)

COQUETÉIS

São várias as bebidas que podemos preparar com vinho. Pena que o inverno se foi, porque acabo de descobrir (estava lendo as receitas em inglês) que Mulled Wine é o nosso vinho quente. Aquele que consumimos em festas juninas.

E achei receitas maravilhosas, ideias fantásticas e saborosíssimas de dar água na boca. Como fazer vinho quente? Seguia  uma única receita da minha mãe, que usava vinho suave no preparo. Aprendi uma porção delas no link acima.

E as opções são muitas. Que tal uma sangria? Sangria refrescante

SORVETE DE VINHO

Gente, páraaaaa tudo! Depois dessa, vou até fazer com que sobre vinho para esta receita. Muito fácil e parece dos deuses! Sorvete de vinho

XAROPE DE VINHO

Não achei receita em português, acreditam? Mas é super simples, e podemos usar como uma calda para o sorvete, para frutas ou até mesmo salada. Li que fica parecido com um vinagre balsâmico, humm!!!

Traduzirei a parte básica da receita, ok? Se quiserem acessar o site, é esse aqui: Leftover Wine? Make Wine Syrup!

“In a wide saucepan or skillet, combine the wine with sugar (a good ratio is 3 cups wine to 1 cup sugar), bring to a boil, then reduce heat and simmer until syrupy and reduced to about a third of the volume. Let cool, bottle, and refrigerate.”

Em uma panela ou frigideira grande, coloque o vinho com açúcar (uma boa medida é de 3 copos de vinho para 1 de açúcar), ferva e então reduza a temperatura. Ferva em fogo baixo e reduza até ⅓ do volume. Espere esfriar, engarrafe e refrigere.

Depois dessas receitas todas, já quero que sobre mais vinho para colocá-las em prática!  Para harmonizar o vinho e a música, hoje vamos de Colin Hay, ex-vocalista da famosa banda Men at Work. Ele acaba de lançar um álbum de covers. Uma delas, ele fez um acústico que ficou uma graça! A voz continua a mesma. Incrível!

Veja Também  Iramaia Loiola: A doçura no Querido Vinho.

Colin Hay “Waterloo Sunset” (Acoustic)

 

Tenham todos um fim de semana abençoado.

Nos vemos no próximo.

Cheers!

Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

Loading

Respostas de 2

    1. Oi, Hugo! Sei como é, aqui também não sobra. Ou muito pouco que, como disse no texto, trato logo de consumir durante a semana. Muito obrigada pela visita e pelo comentário! 🍷🍷

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens