Iramaia Loiola: Trend Alert: vinho laranja, fotogênico & delicioso!

Querido Vinho,

 

Fim de semana passado foi dia de provar uma vez mais do vinho laranja.

Contrariamente ao que se possa pensar, o vinho laranja não é uma descoberta recente, e vem sendo feito há mais de 2.000 na Geórgia (o país, não o estado americano). E não, não são feitos de laranja, mas claro, de uvas, as brancas. O tom alaranjado da bebida é extraído das cascas das uvas que ficam em contato com o suco extraído (mosto) durante o processo de fermentação. Quanto mais tempo, mais cor. Assim como acontece com os rosés.

Recentemente, esse tipo de vinho virou moda. O motivo? Os jovens entre 25 e 34 anos, seus maiores consumidores, acham a bebida muito instagramável. De fato, as cores são belíssimas. Uma rápida busca no Instagram pela hashtag #orangewine e a constatação é imediata.

Recomenda-se servi-lo a uma temperatura um pouco maior que as dos brancos simples: entre 12 e 14 graus. Quanto à harmonização, ele é bem coringa. Vai dos peixes, frutos do mar, carnes brancas em geral até pratos mais fortes e temperados.

Aqui em casa harmonizamos com salmão grelhado e risoto. E para nosso paladar, ficou para lá de gostoso!

Escolhemos um chileno do vale de Itata chamado Macerao –  vinícola Luis Felipe Edwards. Feito da uva Moscatel de Alexandria, que entra também na fabricação de vinho doces. Mas não se enganem. Este é um vinho seco. O preço médio: 70,00. Compramos no Oba, mas vi que o Supermercado Marché também importa.

Li também um pouquinho sobre a pontuação recebida. O total de 93 pontos nos chamou a atenção. E vem de um dos grandes nomes de pontuação de vinhos do mundo, o Guia Descorchados, a maior referência mundial em rótulos sul-americanos. Se quiser saber mais clica aqui:  Guia de Vinhos Descorchados.

Veja Também  Iramaia Loiola: 40 motivos para beber o Querido Vinho.

E o que quer dizer 93 numa escala de 0 a 100?

  • 80 a 85 pontos – Vinhos simples, para todos os dias.
  • 86 a 90 pontos – Exemplares mais complexos, mas também adequados para o consumo diário, podendo configurar excelente opção quando os preços são razoáveis.
  • 91 a 95 pontos – Vinhos excelentes que devem ser apreciados, independente do preço.
  • 96 a 100 pontos – Vinhos que se aproximam da perfeição. (Fonte – Winepedia)

Vale a pena experimentar, sair do lugar comum. Como já mencionei na coluna uma porção de vezes. Afinal, o mundo do vinho é infinito. Quem experimentar, me conta. Tirem selfies, fotos, postem no Instagram e marquem a coluna se quiserem que eu veja. #queridovinholaranja . Pronto! É isso!

Para harmonizar vinho laranja & música vamos de Phum Viphurit, um artista tailandês que acabei de esbarrar no Youtube. A letra e a canção logo se mostraram agradáveis aos meus ouvidos e foi a escolhida. Ah, o vídeo é ótimo também! Tomara que gostem e como diz na letra “we’ll be fine” ou “ficaremos bem”. Assim oro e espero!  Cheers!

 

Heaven knows you’re lost;

But you’ll be fine, you’ll be fine.

Heaven knows we’re lost;

But the sun still shines, we’ll be fine.

  

Cheers!

Iramaia Loiola

Dica: Pratos que combinam com vinho laranja

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem 01: Harpers Bazaar

Imagens 02: Instagram

Imagem 03: Freepik

 

Loading

Respostas de 2

  1. Amei as dicas! Vou correr no Oba, espero que ainda tenha, pensei experimentar na Páscoa com salmão ao molho de maracujá, será que harmonizará?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens