Querido Vinho,
Fim de semana passado foi dia de provar uma vez mais do vinho laranja.
Contrariamente ao que se possa pensar, o vinho laranja não é uma descoberta recente, e vem sendo feito há mais de 2.000 na Geórgia (o país, não o estado americano). E não, não são feitos de laranja, mas claro, de uvas, as brancas. O tom alaranjado da bebida é extraído das cascas das uvas que ficam em contato com o suco extraído (mosto) durante o processo de fermentação. Quanto mais tempo, mais cor. Assim como acontece com os rosés.
Recentemente, esse tipo de vinho virou moda. O motivo? Os jovens entre 25 e 34 anos, seus maiores consumidores, acham a bebida muito instagramável. De fato, as cores são belíssimas. Uma rápida busca no Instagram pela hashtag #orangewine e a constatação é imediata.
Recomenda-se servi-lo a uma temperatura um pouco maior que as dos brancos simples: entre 12 e 14 graus. Quanto à harmonização, ele é bem coringa. Vai dos peixes, frutos do mar, carnes brancas em geral até pratos mais fortes e temperados.
Aqui em casa harmonizamos com salmão grelhado e risoto. E para nosso paladar, ficou para lá de gostoso!
Escolhemos um chileno do vale de Itata chamado Macerao – vinícola Luis Felipe Edwards. Feito da uva Moscatel de Alexandria, que entra também na fabricação de vinho doces. Mas não se enganem. Este é um vinho seco. O preço médio: 70,00. Compramos no Oba, mas vi que o Supermercado Marché também importa.
Li também um pouquinho sobre a pontuação recebida. O total de 93 pontos nos chamou a atenção. E vem de um dos grandes nomes de pontuação de vinhos do mundo, o Guia Descorchados, a maior referência mundial em rótulos sul-americanos. Se quiser saber mais clica aqui: Guia de Vinhos Descorchados.
E o que quer dizer 93 numa escala de 0 a 100?
- 80 a 85 pontos – Vinhos simples, para todos os dias.
- 86 a 90 pontos – Exemplares mais complexos, mas também adequados para o consumo diário, podendo configurar excelente opção quando os preços são razoáveis.
- 91 a 95 pontos – Vinhos excelentes que devem ser apreciados, independente do preço.
- 96 a 100 pontos – Vinhos que se aproximam da perfeição. (Fonte – Winepedia)
Vale a pena experimentar, sair do lugar comum. Como já mencionei na coluna uma porção de vezes. Afinal, o mundo do vinho é infinito. Quem experimentar, me conta. Tirem selfies, fotos, postem no Instagram e marquem a coluna se quiserem que eu veja. #queridovinholaranja . Pronto! É isso!
Para harmonizar vinho laranja & música vamos de Phum Viphurit, um artista tailandês que acabei de esbarrar no Youtube. A letra e a canção logo se mostraram agradáveis aos meus ouvidos e foi a escolhida. Ah, o vídeo é ótimo também! Tomara que gostem e como diz na letra “we’ll be fine” ou “ficaremos bem”. Assim oro e espero! Cheers!
Heaven knows you’re lost;
But you’ll be fine, you’ll be fine.
Heaven knows we’re lost;
But the sun still shines, we’ll be fine.
Cheers!
Iramaia Loiola
Dica: Pratos que combinam com vinho laranja
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Harpers Bazaar
Imagens 02: Instagram
Imagem 03: Freepik
Respostas de 2
Amei as dicas! Vou correr no Oba, espero que ainda tenha, pensei experimentar na Páscoa com salmão ao molho de maracujá, será que harmonizará?
Rosângela, conforme li, sim, ficará perfeito com seu salmão! Obrigada pela visita e comentário. Venha sempre! Cheers ?