Querido Vinho,
Como adepta de uma vida mais saudável possível, fiquei curiosa com os termos: vinho orgânico, biodinâmico e natural, que aliás andam muito em voga e, portanto, resolvi falar um pouco a respeito.
Quanto à alimentação, se pudesse, consumiria somente frutas, legumes e verduras orgânicos. Compro, quando é possível, e percebo o quanto são diferentes no sabor, na durabilidade e claro, sem contar que são muito mais nutritivos. Tem a questão ambiental também, e a preocupação com a contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais, pelos agrotóxicos. A sustentabilidade é uma discussão geral e chegou ao mercado dos vinhos.
E qual é a diferença entre vinho orgânico, biodinâmico e natural?
Os vinhos orgânicos, assim como os legumes, frutas, etc que consumimos, são certificados, ou seja, recebem um selo, através de regras definidas, onde defensivos agrícolas e fertilizantes químicos não são usados ou usados minimamente.
Já os biodinâmicos seguem uma filosofia desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner em 1920. Aí, há desde a preparação do solo com matérias do tipo chifre de boi, crina de cavalo, esterco, etc, (uma mistura que busca uma maior sintonia com a natureza) até a observância das fases da lua, ciclos da natureza. “Até que nem tanto esotérico assim. Se eu sou algo incompreensível, meu Deus é mais” Gil..hahaha É, tem um pouco de esoterismo e uma visão holística no trato da terra, da vinha e do vinho, no caso dos vinhos biodinâmicos.
Nos naturais o que mais se enfatiza é o processo de elaboração do vinho (feito de uvas orgânicas), onde há a menor intervenção humana possível. Não há nenhum tipo de adição de produtos como por exemplo os sulfitos, que são conservantes, tolerados apenas em doses mínimas. A fermentação se dá naturalmente com leveduras indígenas. E os responsáveis apenas conduzem o processo.
Bem, eu provei um único vinho orgânico até hoje na minha vida, e coincidência ou não, foi o melhor vinho de todos os tempos. É esse aqui → Il Molino di Grace “Il Volano” 2018 (Orgânico) O preço é salgadinho, mas vale a pena se puderem experimentar.
Uma rápida pincelada para se ter uma ideia do que são essas nomenclaturas todas, agora vamos de vinho & música? Hoje trouxe um forró que é muito coisa nossa!! Mariana Aydar & Roberta Sá, delícia de música e dupla. Aproveitem! Saúde! Até
Mariana Aydar + Fejuca part. Roberta Sá | Aqui Em Casa | Forró do Xenhenhém
Cheers
Iramaia Loiola
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Freepik
Imagem 02: ArtDescaves
Imagem 03: YouTube
Fonte: Natural, orgânico, biodinâmico: o que isso significa nos vinhos?