Priscilla Bisognin: Muffins de banana

muffins

Quem não tem uma família grande tem que conviver constantemente com o desperdício, já que muitas frutas amadurecem rápido demais e acabam sendo jogadas no lixo antes de serem consumidas, como é o caso da banana.

Felizmente a banana é uma fruta tão versátil e rica em sabor que mesmo as unidades mais maduras podem ser transformadas em deliciosas receitas, como é o caso destes Muffins, perfeitos para o café da manhã, ou chá da tarde.

Além de aproveitar frutas que estariam sendo desperdiçadas, essa receita tem ainda outra vantagem: elas dispensam o uso de batedeira e a massa é tão fácil que pode ser feita em poucos minutos. O fato de a receitar usar tanto a manteiga quanto o óleo vegetal garantem maciez e umidade únicas, fazendo desta a minha receita favorita do gênero.

Muffins de banana

¾ (60 ml) xícara de leite

1 colher de chá de vinagre

3 bananas maduras

¼ xícara de óleo de canola ou outro óleo vegetal (60ml)

¼ xícara de manteiga sem sal derretida e resfriada (60g)

½ xícara de açúcar (100g)

½ xícara de açúcar mascavo (100g)

2 ovos grandes temperatura ambiente

1 colher de sopa de extrato de baunilha

2 xícaras de farinha de trigo (250g)

1 ½ colher de chá de fermento em pó

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de sal

Comece misturando o leite e o vinagre e deixando descansar por 10 minutos. Enquanto isso Pré-aqueça o forno a 200°C e coloque forminhas de papel dentro das formas de muffins/cupcakes. Reserve os ingredientes secos (farinha, sal, bicarbonato e fermento) em um recipiente e misture.

Com o auxílio de um garfo amasse as bananas e depois com um fouet incorpore o óleo e a manteiga derretida. Acrescente o açúcar e bata com o fouet até incorporar. Faça o mesmo com os ovos. Com uma colher de pau ou espátula incorpore a mistura de ingredientes secos à mistura de banana. Por fim acrescente a mistura de leite com vinagre e mexa novamente com o fouet.

Encha cada forminha de muffin até ¾ e leve para assar até que estejam levemente dourados e passem no teste do palito, aproximadamente 15 minutos.

Veja Também  Arles Ximenes estreia coluna "Tudo de Bom"

Façam essa delícia e depois comentem aqui se gostaram! Até semana que vem!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens