Dentro da confeitaria francesa existem diversos tipo de massa usadas na confecção de tortas. Dentre todas a pâte sablée é a que se destaca por ser uma massa coringa, usada tanto em preparos salgados com em doces.
Por causa da adição de manteiga à farinha no início do preparo, a farinha não chega a desenvolver glúten, pois os grãos ficam “impermeabilizados” pela gordura presente na manteiga. Isso faz com que a massa seja delicada e quebradiça, adicionando uma crocância sutil nos preparos que a usam como base.
Há algumas variações nessa receita, mas para mim o uso de açúcar de confeiteiro faz uma grande diferença na textura. Recomendo sua utilização, mesmo que a massa seja usada para um prato salgado, já que esse ingrediente torna a textura da massa ainda mais delicada.
Ingredientes
300 gramas de farinha de trigo
150 gramas de manteiga sem sal, cortada em cubos, nem derretida, nem muito gelada
50 gramas de açúcar de confeiteiro
1 ovo
1 pitada de sal
Modo de preparo
Coloque a farinha, açúcar de confeiteiro e sal em uma tigela grande, e despeje os cubos de manteiga sobre ela. Com os dedos comece a amassar os cubos de manteiga contra a farinha, até que todos os cubos de manteiga estejam desfeitos e incorporados na farinha. No final deste processo você deve obter uma mistura que lembra areia molhada.
Bata o ovo em um recipiente separada, e despeje sobre a mistura de farinha e manteiga. Em seguida comece a incorporar o ovo na massa. Se sentir que a massa está muito seca, você pode acrescentar algumas colheres de água gelada, porém faça isso com cautela, pois você deve obter uma massa com consistência para abrir no rolo.
Quando obter uma massa homogênea, cubra com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 30 minutos.