Bastante semelhante à focaccia, este pão chato da região da Toscana é perfeito para acompanhar os mais variados sabores, como um tapenade à base de azeitonas, ervas frescas com queijo ou outros patês. Além de ser servido como uma focaccia ele pode ser cortado ao meio para ser servido como sanduíche. As generosas quantidades de azeite usada dão a este pão seu sabor e textura tradicionais.
170 g de levain alimentado no dia anterior, com 100% de hidratação (levain líquido) (38%)
450 g de farinha de trigo (100 %)
324 g de água (72 %)
81 g de azeite de oliva (18%) + 3 colheres de sopa para finalização
10 g de sal (2,2%)
3 g de fermento biológico seco (0,7%)
Sove por pelo menos 12 minutos, até obter um ponto de véu. Deixe a massa crescer por 3 horas, fazendo dobras na massa após cada hora de crescimento.
Após a segunda fermentação, despejar a massa sobre uma bancada e abrir cuidadosamente em um retângulo de 20 por 30 cm. Corta a massa em 3 pedaços de 10 por 20 cm, e coloca-los sobre um tecido, preferencialmente linho, com bastante farinha, dobrando o tecido para criar uma ‘parede’ para que a massa na cresça para separar os pães.
Deixe crescer por mais 40 minutos, enquanto preaquece o forno a 220 ºC. Com um spray com água, umedeça bastante o forno durante os primeiros 10 minutos de forno. Asse por 20 a 25 minutos.
Deixe esfriar por 10 minutos e pincele uma colher de sopa de azeite em cada um dos pães e polvilhe com sal grosso se desejar.
Deliciem-se e depois me contem o que acharam dessa maravilha, combinado?
Até semana que vem!