Iramaia Loiola: Como armazenar o Querido Vinho depois de aberto

Querido Vinho,

Essa semana uma amiga querida me pediu dicas de vinho. Eu acho engraçado quando alguém faz isso e ainda por cima me elogia dizendo que sou expert no assunto. Claro, esse é o meu assunto preferido e o nosso bate-papo semanal inclui estar, nem que seja um pouquinho, por dentro das novidades, informações, etc, mas estou longe de ser especialista, conhecedora profunda do tema.

De qualquer maneira, venho consumindo vinho há pelo menos 10 anos. Nos últimos dois, com muito mais intensidade. E, mesmo tendo pedido a ajuda do meu marido, eu mesma indiquei alguns, a maioria eu experimentei e aprovei. Deu certo. Ela gostou das dicas e comprou um deles para dar de presente. Se quiserem dar uma olhadinha, foi esse aqui: IL MOLINO DI GRACE “IL VOLANO” 2018 (ORGÂNICO)

Agora, pegando o gancho da semana passada, o assunto da coluna é: as sobras de vinho. Compartilhei várias ideias de como utilizá-las, mas como fazer para manter, armazenar aquele resto de vinho da garrafa aberta e que pretendemos consumir? Bem, para cada tipo há uma regra. Pausa para confissão: a regra é clara, mas eu não a sigo. Enquanto houver vinho, vou consumir. Pode ter passado uma semana ou até mais na geladeira. Já adianto que isso nunca ocorre.

Fiz uma limpeza na gaveta de utensílios da cozinha e achei uma bomba (risos). Não a que vocês pensaram, e sim aquelas pequenas bombas de vácuo próprias para quem deseja retirar o ar da bebida antes de armazená-la. Isso porque o contato do oxigênio com seu vinho, neste momento, não é nada interessante. Oxida a bebida e dá uma “zoada” geral nas suas características. Dizem que não é tão fácil de usar. Bem, eu nem sabia para que servia o apetrecho. Minha filha trouxe e ficou esquecida no fundo da gaveta. Vou usar só de curiosidade.

Uma maneira mais simples é tampar com a própria rolha. Na verdade, não impede o ar de entrar em contato com o líquido, mas como disse, aqui faço isso e não vejo grandes problemas. Aconselham a usar a rolha do lado oposto. Outras opiniões é de que não devemos usar a mesma rolha porque fica em cima da mesa e há contaminação na cortiça. Se for o caso, dá pra usar a tampa da bomba a vácuo. Ou mesmo comprar avulsas, de plástico ou metal.

Outra dica é transferir o restante do vinho para uma garrafa menor. Manter fechada e na geladeira. Isso diminui o contato com o ar e conserva melhor o vinho.

Há diferentes prazos de validade para diferentes vinhos abertos, como citei no início do post. Não vou entrar nesses detalhes aqui nesta coluna. Quem sabe numa próxima, não é?

E aí, como vocês fazem para armazenar os seus vinhos abertos?

Acabo de encontrar uma música que parece que conhecemos de outras vidas, sabe? É a primeira vez que ouço (agora, foram umas 4X) e já saí cantando, pode? Maravilhosa!!!

Fiquem com Lake Street Dive e sua Hypotheticals

Nos vemos semana que vem.

Fiquem bem.

Cheers!

Iramaia Loiola

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens