Iramaia Loiola: Conheça um pouco mais sobre o vinho Madeira.

Querido Vinho,

 

Entre os vinhos doces, fortificados, até hoje só tive oportunidade de conhecer o Vinho do Porto. Agora, aquele que vem da Ilha da Madeira ou Vinho Madeira, infelizmente não. Andei pesquisando preços e ao contrário do vinho, eles são bem salgados. Bem, não é um vinho que se consuma aos montes de uma única vez. São pequenas doses pois tem um teor alcoólico bastante alto. Ainda assim, dá para investir. Custa em média de 100 a 120,00, os mais em conta, mas vi até 6.000,00. Socorro! Sim, porque eles duram uma vida, a sua, da sua prole e da prole deles…hahahaha  Acabei de achar um por 87,90, uma pechincha! Link para quem quiser aproveitar→   Vinho Madeira Justinos 3 Anos 750ml

O nome, como deu para perceber, vem de onde o vinho é produzido. Ilha da Madeira é um arquipélago constituído por duas ilhas habitadas – Madeira e Porto Santo – situado  a 1100 km  da costa de Portugal, país a que pertence, e a 600 km da costa africana (próximo do Marrocos e Sahara Ocidental).

A ilha foi descoberta em 1.418. Logo depois, castas de uva como a Malvasia (a primeira ser plantada por lá), foram trazidas da Grécia por ordem do Infante D. Henrique. A ideia inicial era fornecer a bebida para as grandes embarcações que seguiam desbravando mares e conquistando terras. Depois a produção acabou sendo uma das principais fontes de economia de lá e é até hoje, juntamente com o turismo. Só de ler e ver fotos da ilha, já fiquei morrendo de vontade de visitar ou quem sabe, até morar, já imaginou?

Não sabia, mas os vinhos Madeira apresentam diferentes graus de doçura e são feitos com castas diversas. Vão de seco, meio seco até doce e meio doce. Agora o docinho mesmo é feito da casta que citei acima: Malvasia, guardem esse nome, juntamente com a Tinta Negra que é a base da maior parte da produção, por ser versátil e se encaixar nos 4 graus de doçura.

“O vinho Madeira tem alto teor alcoólico, podendo ultrapassar os 19%. Isso porque é fortificado, ou seja, recebe álcool vínico para barrar a fermentação. Seu processo de produção também é bastante curioso. Diferente de qualquer outro vinho e desafiando as lógicas da enologia, o vinho Madeira pode utilizar dois métodos de maturação distintos.

Um deles é a maturação com calor, em que o vinho é armazenado em tonéis de inox sob temperaturas entre 45ºC e 50ºC durante um período de, no mínimo, três meses, simulando as condições a que eram submetidos durantes as travessias oceânicas até as Índias, quando atravessavam duas vezes a linha do Equador. Existe também o processo chamado canteiro, no qual o vinho é armazenado em barris de madeira por um período mínimo de dois anos, nos pisos superiores das adegas, onde a temperatura é mais elevada.” Conheça o vinho Madeira e por que ele é tão famoso

Existem algumas histórias em torno desse vinho, que são bastante curiosas.

“Sabia que…

– O Duque de Clarence, irmão do Eduardo IV de Inglaterra aquando da sua condenação à morte no séc. XV, pediu para morrer afogado num tonel de malmsey, vinho Madeira doce da casta Malvasia. Isso aconteceu na torre de Londres e foi mais tarde dramatizado por Shakespeare “Dá-lhe na cabeça um golpe com o punho da espada e depois o colocamos num barril de Malvasia que há no quarto ao lado”. Clarence acorda sonhando e pede um copo da bebida, ao que o futuro assassino responde: “Terá bastante vinho, logo mais, Senhor!”.

– O Vinho Madeira é um dos mais afamados do Mundo, chegou a ser referido em obras de Shakespeare, de Tolstoi e Dostoievski;

– Na Rússia era o vinho favorito da corte dos czares. Graças à sua sutileza de aromas, o vinho Madeira veio a ser utilizado nos lenços das damas da corte da Rússia como perfume;

– O Vinho Madeira foi eleito por George Washington para celebrar a declaração da Independência dos EUA, a 4 de julho de 1776.”  Fonte: Vinho da Madeira

Ah, e Cristiano Ronaldo, craque do Juventus e da seleção portuguesa, premiado cinco vezes pela FIFA como o melhor jogador do mundo, é natural de Funchal, capital da Ilha da Madeira. Tem hotel, museu em homenagem a ele e até mesmo o principal aeroporto leva seu nome.

Para harmonizar, não poderia deixar de tocar uma canção portuguesa. Ana Moura homenageando nosso Brasil. Lindíssima! Recebam Ana Moura – O Meu Amor Foi Para o Brasil (Ao Vivo)

Quem sabe cozinhamos um Mignon ao molho Madeira este fim de semana? Te conto nas próximas colunas a nossa primeira experiência com o querido vinho madeirense! Até a próxima. Cheers!!

 

Iramaia Loiola

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagens 01, 02 e 03: Freepik

Imagem 04: YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens