Iramaia Loiola: De onde vem as rolhas do Querido Vinho.

Querido Vinho,

 

Hoje trago uma curiosidade, não exatamente sobre você. Vamos falar sobre rolhas. Outro dia comentei que os vinhos de tampa de roscas estão ficando cada vez mais populares e que, dependendo do vinho, não há queda alguma na qualidade da nossa bebida favorita. Mas a rolha continua sendo a queridinha e claro, o vinho fica muito mais charmoso.

Agora, vocês já se perguntaram de onde vem a cortiça que é material das rolhas que fecham nosso Querido Vinho? Ou ao menos perguntaram para o Google? Haha Claro, quando queremos saber é só dar uma busca rápida e voilà, a informação aparece em segundos. No meu tempo, tínhamos que ir à biblioteca. Mas deixa para lá, não é? Isso é tão velho que vocês começarão a fazer contas (risos)

Portugal é o maior produtor de rolhas e a árvore, um carvalho, da qual a cortiça é extraída se chama sobreiro (Se cair na pergunta do milhão do Sílvio Santos, dividam o prêmio comigo).

As cascas do carvalho são retiradas, a isso dá-se o nome de descortiçamento. Somente 9 anos depois, após se regenerar, é que a mesma árvore será usada novamente para tal fim. E gente, são 25 anos iniciais para que a casca atinja a espessura ideal para fabricação das rolhas. Haja tempo, hein!

O trabalho de extração é manual e minucioso, feito com machado. O tronco não deve ser ferido, pois pode comprometer a casca que se formará em 9 anos ou mesmo a saúde da árvore.

O sobreiro mais velho do mundo tem 231 anos e está em Alentejo, Portugal. Seu nome é The Whistler Tree. “Com 231 anos comprovados e ainda uma magnífica produtora de cortiça: na safra de 2000 ela rendeu 825 quilos de cortiça bruta, o suficiente para produzir 100.000 rolhas para garrafas de vinho! É espantoso: são  25.000 % a mais do que uma árvore comum! A próxima colheita da fantástica bi-centenária árvore será em 2018.” O Sobreiro Mais Velho do Mundo – O autor do artigo diz que dinheiro dá em árvore, sim! Haha Essa aí já deve ter levado umas três gerações e continua lá, firme e forte e trazendo o pão e o vinho para seus donos.

Assisti a uma reportagem do Globo Rural de 2014. O vídeo tem pouco mais de 12 minutos e é interessantíssimo. Deixarei o link abaixo se você ficou com mais curiosidade a respeito.

Para acompanhar vinho & música, um fado para homenagear a terrinha e harmonizar com nosso papo de hoje.

Com vocês Marta Pereira da Costa & Camané – Fado Laranjeira (Vídeo Oficial)

 

Iramaia Loiola

 

Link para reportagem: Portugal produz mais de 40 milhões de unidades de rolhas por dia

 

Imagens: Freepik

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens