Iramaia Loiola: Música & Vinho

Querido Vinho,

Hoje quero falar da harmonização que fazemos todas as semanas aqui: vinho & música.

A música foi uma paixão que me aconteceu muito antes de você, e nem podia ser diferente. Sou fã e não vivo sem, desde a barriga da minha mãe. Já ouviram falar sobre os efeitos musicais durante a gestação? Não sei se tem estudos conclusivos e nem vou procurar agora, porque o assunto é outro. Mas tenho certeza que o meu gosto tem a ver com o que minha mãe ouvia. Ela, fã de Elvis, Beatles, Johnny Mathis e por aí vai. Artistas que não saem jamais da minha playlist.

Música exerce uma influência sobre nós de muitas maneiras e algumas das quais nem consciência temos. Um estudo realizado numa loja de vinho, para saber dessa relação, música e vinho, indicou o seguinte: quando músicas francesas eram tocadas, os vinhos franceses eram mais vendidos. Ao passo que quando trocavam para música alemã, os vinhos alemães eram os preferidos.

Isso nos leva a pensar que somos mais influenciados pelo ambiente que nos cerca do que imaginamos. Um som, uma melodia, pode nos levar a lugares, trazer lembranças de um período ou algum evento especial de nossas vidas. Do mesmo modo, a música pode ajudar a colorir nossa experiência com o vinho.

Aqui em casa eu sou a DJ, sempre. Nunca abandono meu posto. Até peço colaboração dos presentes, mas 80% do tempo, são as minhas preferidas que tocam..hehehe

E para harmonizar essas minhas duas paixões, seguem duas dicas:

1. Harmonizar origem

Fiz e faço muito isso. Muitas vezes, ficamos presos a um estilo de música e perdemos a oportunidade de ouro de expandir nossos horizontes do conhecimento musical. Assim como vinhos, exploremos outros estilos, de países diferentes aos que estamos habituados. Já ouviu um fado, uma boa música espanhola, um tango, etc? Faça assim: quando tomar vinho Português ouve Mariza –Rosa Branca. Um espanhol, toque Barcelona Guitar Trio – Entre dos Aguas. Um argentino Por Una Cabeza?Shall we Tango?! Um francês Danser encore, etc, etc. Claro que são sugestões. Escolham as que fazem a cabeça de vocês.

2. Harmonizar características do vinho e música

Encontre na música atributos que também procuramos no querido vinho: leve, poderosa, elegante, robusta, fria, quente, fresca, madura, jovial, doce, convidativa, contida, expressiva, forte, etc, etc.  Um Cabernet vai com um rock, ambos têm pegada. Um Riesling vai com uma música mais suave, romântica. Um Pinot Noir é chique, eu tocaria uma bela música francesa, quente e poderosa!

Façam as suas harmonizações e cantem, dancem, celebrem a vida. Sei que o momento é delicado. Mas aqui nesse cantinho, a gente traz um pouco de alegria e agradece por estar vivo e bem.

Até semana que vem!

Cheers!

Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Vivendo a vida

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens