Iramaia Loiola: Qual a temperatura correta para degustar o QueridoVinho?

Querido Vinho,

Quando comecei a me interessar por você, confesso que deixava de lado um pouco todo o ritual que envolve degustar uma taça do seu precioso líquido.

Acredito que todo bebedor de vinho, quanto mais se envolve neste mundo fantástico, mais tem vontade de aprender, se não tudo a respeito, pelo menos o básico. Abrindo um parêntesis aqui, outro dia ouvindo um podcast de um entendido do assunto, havia uma pergunta de um ouvinte dizendo que iria fazer um almoço especial e abrir um vinho branco que havia guardado por alguns anos. Até eu conhecia o vinho em questão. E sabia que era uma bebida para consumo imediato. Claro que com todo o respeito, o cara disse que o vinho provavelmente não estaria mais adequado para consumo, ou que até já havia virado vinagre. Ou seja, esta é uma informação básica (não estou dizendo que você deva saber), e que é importante para não cometer tal engano.

Bem, voltando aos meus tempos áureos ou nem tanto, eu costumava não gelar o vinho, ou gelar demais. Tomar metade da garrafa no dia seguinte, direto da geladeira. Muito provavelmente deixei de aproveitar a bebida na sua melhor forma. Isto porque pode parecer bobagem, mas a temperatura faz diferença na percepção que temos do vinho na boca.

Há inúmeras tabelas, se procurarmos por essa informação no Google. A questão é: como saber se estou tomando um vinho tinto a 18 graus se não tenho um termômetro? Acho que a maioria de nós não deve ter um em casa dando sopa.

Lendo um artigo sobre o assunto, achei muito legal a dica de um balde com água e gelo. Em 5 minutos você já tem o seu tinto na temperatura ideal. Abaixo reproduzo a parte do texto que esclarece quanto tempo, ou no balde, ou na geladeira ou no freezer, temos que deixar nossos vinhos, tanto tintos, como brancos, rosés, etc, para bebê-los e degustá-los da maneira mais correta. Ah, eles deixam claro que é água com gelo e não somente gelo, porque o líquido terá mais contato com a garrafa, acelerando o processo.

“Se a garrafa não estiver na temperatura correta, é necessário resfriá-la. Mas geralmente bastam menos de 5 minutos imersa no gelo para que ela esteja pronta. Na geladeira, cerca de 40 minutos. No freezer, menos de 10 minutos. Evite deixar muito mais tempo do que isso.

Em geral, a temperatura ideal para servir os tintos gira em torno de 18ºC

Para brancos, rosés e espumantes, de 10 a 15 minutos dentro do balde de gelo serão suficientes. Na geladeira, entre 2 e 3 horas. No freezer, entre 20 e 30 minutos bastam. ” Revista Adega

Se você ficou curioso e quer saber mais, acesse o link da matéria toda. Vale a pena: Qual a temperatura ideal para o vinho?

Para harmonizar, vamos de um artista que acabo de conhecer. Sabe aquela música agradável desde a primeira audição? O vídeo é muito bem feito também!  O ritmo é afrobeat. É superpremiado e a contar os views dos vídeos, muito famoso. Talentoso é. Eu gostei e espero que você também goste.

Davido – The Best (Official Video) ft. Mayorkun

 

Cheers!! Até

Iramaia Loiola

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagens: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens