Iramaia Loiola: Querido Vinho quente

Querido Vinho,

Estamos em junho, época das tão famosas festas juninas. O tempo já está esfriando (ao menos nas regiões sul e sudeste) e a nossa bebida, o nosso tinto poderoso, combina cada vez mais com o clima. Claro, há vinhos de todos os tipos para todas as épocas do ano. É que esta associação do vinho, principalmente os tintos, com as temperaturas mais frias, é muito comum.

Duas coisas: eu não sabia que as festas juninas tinham origem pagã (lá na Idade Média) que celebravam  início de verão ou inverno, em homenagem aos deuses da natureza e fertilidade. E que no Brasil, as festas foram trazidas pelos portugueses. Na minha cabeça elas eram festas religiosas desde sempre e muito brasileiras..haha

De qualquer forma, em cada lugar, as festas ganham características peculiares, mas com elementos comuns a todas elas. Por exemplo, as comidas e bebidas deliciosas das barraquinhas dos arraiá”

As comidas e quitutes mais tradicionais são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca.

Hummm, só de ler fico com água na boca!

E as bebidas, hein? Opa, agora deixa pra gente. Quentão e vinho quente. Ô, maravilha!

Quero compartilhar algumas receitas que encontrei e fiquei com muita vontade de fazer para o meu pessoal aqui. Meu pessoal: eu e meu amor..haha Época de isolamento social, temos passado os fins de semana, somente eu e ele.

Larguei a bebida, só num lembro onde.”

Aqui ninguém entra bêbado, só sai.”

Me deixa ser o açúcar que adoça essa caipirinha?”

(Frases engraçadas das festas juninas)

Apesar de o quentão ser feito tradicionalmente de cachaça, a nossa receita aqui, será de vinho também.

Quentão de vinho

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de açúcar;

  • 1 raiz (pequena) de gengibre;

  • 6 a 8 cravos da índia;

  • 1 litro de vinho;

  • 1/2 litro de água.

Modo de Preparo

Coloque uma panela em fogo baixo e derreta o açúcar. Acrescente o vinho e mexa. Em seguida, coloque o gengibre picado em finas rodelas, mais os cravos. Tampe a panela e deixe a mistura ferver entre 5 e 10 minutos. Sirva-o ainda quente.

Quentão de vinho branco

Caso queira uma bebida mais leve ou não aprecie o sabor da cachaça, você pode experimentar a receita com o vinho branco. O preparo é o mesmo da receita de quentão tradicional acima — apenas substitua o vinho tinto por um vinho branco mais adocicado.

Vinho Quente

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de água fervente;

  • ½ xícara (chá) de açúcar;

  • 1 limão cortado em rodelas;

  • Cascas de 1 laranja;

  • 1 maçã cortada em cubos;

  • 12 cravos-da-índia;

  • 3 unidades de canela em casca;

  • 1 ½ xícara (chá) de vinho tinto seco;

  • Rodelas de limão para decorar.

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque a água já fervente. Ponha o açúcar, as rodelas de limão, o cravo-da-índia, os cubos de maçã, as cascas de canela e de laranja e misture. Deixe ferver. Depois, abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Com uma peneira, coe o líquido e misture tudo com o vinho tinto. Sirva quente, em copos decorados com rodelas de limão (ou ao seu gosto).

Se fizerem, me contem. Para harmonizar vamos de Mariana Aydar com o clássico Feira de Mangaio, do mestre Dominguinhos Feira de Mangaio. Um forró delicioso para dançar.

Mesmo em casa, mesmos isolados, que suas noites possam ser aquecidas com vinho & vinho quente em junho. Cheers! Até semana que vem.

Receitas copiadas daqui → Fonte: https://www.pergola.com.br/blog/do-quentao-ao-vinho-quente-5-receitas-de-festa-junina-com-vinho/


Imagem retirada da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens